Intelectuais e artistas nas estratégias francesas de"propaganda cultural" no Brasil (1940-1944)

Autores

  • Hugo Suppo Universidade Paris III

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i133p75-88

Palavras-chave:

Relações Internacionais, Política Cultural, Propaganda Cultural, Presença Francesa no Brasil, Intelectuais

Resumo

Análise comparativa dos discursos das diferentes políticas culturais francesas a partir da documentação dos Arquivos Diplomáticos franceses. A comparação das estratégias gaullista e vichysta esclarece os verdadeiros interesses das"missões" dos intelectuais e artistas franceses: utilizar a influência cultural francesa sobre as elites brasileiras como instrumento de propaganda política.

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Publicado

1995-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Intelectuais e artistas nas estratégias francesas de"propaganda cultural" no Brasil (1940-1944) . Revista de História, [S. l.], n. 133, p. 75–88, 1995. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i133p75-88. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18770.. Acesso em: 28 mar. 2024.