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CONFIRA ABAIXO AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DA REVISTA ARA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • PRORROGADO PARA 8 DE ABRIL DE 2024 PRAZO PARA SUBMISSÕES DA EDIÇÃO ARA 16

    2024-02-20

    A EQUIPE EDITORIAL PRORROGOU A SUBMISSÃO PARA O DIA 8 DE ABRIL DE 2024.

    O Presente é todo o passado e todo o futuro

    Este é o tema da edição ARA 16. Confira o texto de abertura elaborado pela Professora Teresa Almeida, docente da Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto (FBAUP) e Vicarte – Unidade de investigação vidro e cerâmica para as artes da Faculdade de Ciencias e Tecnologia - Universidade Nova Lisboa, Portugal. Teresa também é editora e membra do conselho editorial da Revista FAU USP.

    Chamada REVISTA ARA 16 FAU USP

    Acesse o portal de Revistas da USP e faça sua submissão até o dia 8 DE ABRIL de 2024.

    Aguardamos a sua contribuição.

    Equipe Revista ARA 

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  • CHAMADA ABERTA ARA 16 YMÃ outono+inverno 2023

    2023-11-22

    O Presente é todo o passado e todo o futuro

     

    Este é o tema da edição ARA 16. Confira o texto de abertura elaborado pela Professora Teresa Almeida, docente da Faculdade de Belas Artes Universidade do Porto (FBAUP) e Vicarte – Unidade de investigação vidro e cerâmica para as artes da Faculdade de Ciencias e Tecnologia - Universidade Nova Lisboa, Portugal. Teresa também é editora e membra do conselho editorial da Revista FAU USP.

    Chamada REVISTA ARA 16 FAU USP

    Acesse o portal de Revistas da USP e faça sua submissão até o dia 20 de FEVEREIRO de 2024.

    Aguardamos a sua contribuição.

    Equipe Revista ARA 

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  • Prorrogado prazo de submissão para 13 de Agosto de 2023

    2023-07-29

    A equipe editorial da Revista ARA, prorrogou o prazo de submissão da edição ARA 15 Memória e Representação do Passado Recente para o dia 13 de Agosto de 2023. 

    Envie sua contribuição! 

    Confira o texto de abertura elaborado pela professora  Paula André do Instituto Universitário de Lisboa e o Professor Paulo Simões Rodrigues da  Universidade de Évora, Portugal, no link abaixo: 

    Chamada REVISTA ARA 15 FAUUSP

    Acesse o portal de Revistas da USP e faça sua submissão até o dia13 de Agosto de 2023.

    Aguardamos a sua contribuição.

    Equipe Revista ARA 

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  • CHAMADA ABERTA REVISTA ARA 15

    2023-06-02

    Está aberta chamada para colaboração de artigos, resenhas e ensaios da REVISTA ARA 15, cujo tema é  Memória e Representação do Passado Recente.

    Confira o texto de abertura elaborado pela professora  Paula André do Instituto Universitário de Lisboa e o Professor Paulo Simões Rodrigues da  Universidade de Évora, Portugal, no link abaixo: 

    Chamada REVISTA ARA 15 FAUUSP

    Acesse o portal de Revistas da USP e faça sua submissão até o dia 2 de Agosto de 2023.

    Aguardamos a sua contribuição.

    Equipe Revista ARA 

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  • CHAMADA ABERTA REVISTA ARA 14 até o dia 7 de Março

    2023-02-14
    Informamos que está aberta a chamada para Submissão da Revista ARA 14 da FAUUSP, com o tema baseado em parte de poema de Vladimir Maiakovski, a seguir:
    "{...] Brilhar um Brilho. Gente é para brilhar [...]"    Acesse aqui o texto de Apresentação, por Adrienne Firmo     Confira aqui a edição da Revista ARA 13     Acesse aqui o website do GMP   Ajude-nos a divulgar esta chamada, contamos com a sua colaboração!   Atenciosamente   Equipe Revista ARA Saiba mais sobre CHAMADA ABERTA REVISTA ARA 14 até o dia 7 de Março
  • ARA 12 YMÃ publicada e em breve Chamada ARA 13

    2022-09-06

    A Revista ARA tem o orgulho e o prazer de anunciar a publicação de seu mais novo número, ARA 12 YMÃ, com a significativa contribuição de todos.

    Trata-se do tema "Arte: outros modos de produção e recepção?".

    Por favor se puderem ajudar a divulgar será excelente

    Att,

    Revista ARA FAU USP

    Aguardem!!!
    Em breve publicaremos a chamada da ARA 13, com texto elaborado pela Profa. Dra. Regina Lara Silveira Mello.

    Saiba mais sobre ARA 12 YMÃ publicada e em breve Chamada ARA 13
  • ETAPAS E ANDAMENTO

    2022-08-01

    Esclarecemos o andamento:

    A Revista ARA FAU USP, após receber as Submissões, realiza um extenso trabalho para garantir o mérito e o indispensável ineditismo, assim, evitar plágio ou autoplágio, como antes se explicou, na Notícia 19. 

    A função acima objetiva incentivar a produção de conhecimento, pois  entende-se que a autoria das pesquisas amadurece ante novas pesquisas e reflexão sobre questões levantadas pelos membros na arguição, sendo capaz de aprimorar o texto defendido.

    Uma vez finalizada esta etapa, reúnem-se os componentes do Conselho Editorial  composto por notórios professores atuantes nas áreas, externos e internos à USP, para aferir quem poderia emitir parecer,  em período entre uma semana e 15 dias, já então, sem que se identifique a autoria, método denominado duplo-cego. Em caso de desacordo, dificuldade ou demora, entre pareceristas, se envia sucessivamente para outra avaliação. 

    Busca-se observar o afastamento ético e evitar  apreciação por proximidade, seja com resultado positivo, ou mesmo, negativo. Em todas as circunstâncias, solicita-se ao parecerista, para formular  sugestões, voltadas a colaborar para o aperfeiçoamento do conteúdo enviado. 

    Seguem então para que cada autor analise e ajuste o solicitado, em especial, em aspectos confluentes remetidos, pelos pareceristas, a par das Normas da Revista ARA. Todo esse caminho, iniciado pelo envio de Submissão, se constitui indispensável e, aos autores, reiteramos agradecimentos, antes formulados.

    Com tantos envolvidos, na  efetivação de cada um dos doze números, os editores  agradecem  enfaticamente,  o trabalho feito pelo conjunto de especialistas e técnicos, a incluir, os da FAU USP e os do Grupo Museu/Patrimônio FAU USP. 

    Demanda-se trabalho coletivo, dedicação ímpar para concluir e postar as edições, englobando questões, critérios, respeito às diferenças, harmonia e transparência, em todas as etapas desta prática universitária. Grat@s,

    Editores da Revista 

    ARA FAU USP

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  • Chamada Aberta ARA YMÃ 12 Artes: outros modos de produção e recepção? Data limite 20.02.2022

    2021-11-07

    Artes: outros modos de produção e recepção?

    (...) Tratava-se do pressentimento de que o pensamento humano, mudando de forma, mudaria de modo de expressão; a idéia capital de cada geração não se escreveria mais no mesmo suporte e nem da mesma maneira, e o livro de pedra, tão sólido e tão durável, cederia vez ao livro de papel, ainda mais sólido e mais durável. Assim sendo, a vaga fórmula do arquidiácono escondia um segundo sentido; ela significava que uma arte destronaria outra. O que a frase queria dizer era: a imprensa matará a arquitetura.

                                                                                                    Victor Hugo,(1830) 2013, p.189

     

    Na maré de incertezas e inseguranças quanto ao presente e carência de perspectivas para o futuro, reencontramos nas mais diversas linguagens da arte meios de sobreviver, acalmar nossos espíritos,  alimentar esperanças e expandir indignação perante infinitude de perversidades. Por meio da música, da literatura, das artes cênicas e do cinema, das produções audiovisuais independentes e documentários, das artes plásticas, gráficas e visuais, somos acalentados ou provocados pela sensibilidade artística. 

    As artes nos vestem de possíveis sonhos para imaginar o apaziguamento climático, a recomposição dos biomas naturais, o reverdecer dos povos originários e das minorias étnicas, femininas, sociais e políticas em distribuição mais justa do alimento e das condições de vida, para algo mais que a tenaz luta hodierna pela sobrevivência. 

     

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  • A Revista ARA 11 Pyau - Outro ato. Em direção ao caminho inverso, está no ar.

    2021-11-07

    Confira a edição completa com acesso gratuito Acesse aqui.

    É com grande satisfação que apresentamos o número 11 da Revista ARA FAUUSP. Mais uma edição, agora envolta em múltiplos significados devido às circunstâncias insólitas que todos enfrentamos. O fundamento desta empreitada realizar uma revista acadêmica voltada à cultura artística é capturar as sensibilidades possíveis que assomam na realidade presente. Assim, o insólito nos encalça duplamente: a produção prática da edição, submetida às dificuldades das ausências; e o espírito do tempo ... este que parece ter dado um piparote em nossas consciências já bastante aturdidas. A finalização de mais um número da Revista ARA FAUUSP resume a tática de manter posições, cuidar do imediato fortalecendo -o - aguardando novas pistas da conjuntura. E assim, ir "caminha ndo em direção ao caminho inverso", como sugere a chamada para este número, inspirada em Clarice Lispector. Confira editorial completo de Luiz Recaman neste link Saiba mais sobre A Revista ARA 11 Pyau - Outro ato. Em direção ao caminho inverso, está no ar.
  • NOVO PRAZO para submissão 02.agosto.2021

    2021-06-09

    O conselho Editorial da Revista ARA, em função dos ajustes de calendário escolar, ante crise pandêmica, ampliou prazo para 02.agosto de 2021 no aceite de artigos para Edição Revista ARA 11 -  “Outro ato: em direção ao caminho inverso”, em diálogo com trecho de Clarice Lispector. Visa convidar para participar de debates culturais, ativos neste momento e em múltiplas formas. Neste início de 2021, promessas e perguntas ocorrem em cena nebulosa. Sobram incertezas, pois respostas a cada instante são alteradas. Certas decisões escancararam ausência de políticas públicas, dissimulação e ocultação de limites. Em nome da ciência, despontam narrativas e teatralizações sobre dados, para convencer de que a situação pandêmica está controlada, em várias mídias. No entanto, a cultura em geral busca espaços, desvios, saídas, para se expressar via telinhas.

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  • INFORME: nova data para Submissão

    2021-06-09

    Prezad@s autores

    Em função da mudança no Calendário Escolar, ante a crise epidêmica, em breve informaremos nova data de apresentação de Submissões.

    Desde já agradecemos a aqueles que remeteram e informo sobre duas possibilidades sobre a entrega:

    1. Manter o estudo remetido, após rever e considerá-lo perfeito em: Normas ABNT,  ortográfica e gramatical, bem como Exigências ARA e autorização dos detentores de imagem. 

    2. Retirá-lo do SISTEMA para reenviá-lo na data final, isto ao entender que há tempo dedicado a repensar detalhes para alterar e aprimorar a contribuição.

    Com vistas a dirimir dúvidas sugiro, aos que já submeteram nesta ocasião, enviar mensagem sobre qual das duas opções escolheu. Estamos à disposição para esclarecimentos complementares.

     

    Att,

    Profa. Dra. Titular

    Maria Cecília França Lourenço

    Editora do Dossiê GMP

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  • Está disponível a Revista ARA 10 do GMP da FAUUSP

    2021-03-02
    Este número da Revista ARA FAUUSP tem especial significação, já que foi planejado e realizado durante 2020. O ano que mudou as nossas vidas; foi quando um mundo global normalmente volátil se tornou uma realidade próxima, corporal. Nada mais apropriado, então, que as palavras-provocações da chamada aberta realizada para este número: experiência, sintoma, fresta. Continuar lendo...

    Acesse a edição completa aqui! 

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  • Chamada aberta para submissões ARA 11 - Outro Ato: em direção ao caminho inverso - Até 10 de junho de 2021

    2021-02-20

    Apresento o tema para as submissões da Revista ARA FAU USP 11: "Outro ato: em direção ao caminho inverso", em diálogo com trecho de Clarice Lispector. Visa convidar para participar de debates culturais, ativos neste momento e em múltiplas formas. Neste início de 2021, promessas e perguntas ocorrem em cena nebulosa. Sobram incertezas, pois respostas a cada instante são alteradas. Certas decisões escancararam ausência de políticas públicas, dissimulação e ocultação de limites. Em nome da ciência, despontam narrativas e teatralizações sobre dados, para convencer de que a situação pandêmica está controlada, em várias mídias. No entanto, a cultura em geral busca espaços, desvios, saídas, para se expressar via telinhas.

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  • Chamada Aberta ARA YMÃ 10 Experiência Sintoma Fresta, até 19 de outubro 2020

    2020-06-02

    O tema da Revista ARA, em sua 10 edição, nos convida a pensar em três
    palavras, sem considerar hierarquia de importância ou significado
    entre elas: Experiência, Sintoma e Fresta. Criar, observar, escrever, fotografar
    refletindo o tempo presente expandido, considerando o tempo passado e o
    tempo futuro. Até 19 de outubro 2020  estaremos recebendo artigos, ensaios, fotos,
    desenhos e o que mais surgir para o próximo número, a ser lançado em 2021.

    Confirao texto integral da chamada, acesse aqui. 

    Saiba mais sobre Chamada Aberta ARA YMÃ 10 Experiência Sintoma Fresta, até 19 de outubro 2020
  • Informe 25 - Envie seu artigo dentro das normas bibliográficas e formais definidas no Modelo ARA nova versão ABNT

    2020-01-25
    Caros leitores, inicialmente e em nome da Equipe e do Conselho Editorial/CE da Revista ARA FAU USP desejo um ano de realizações. Chamo a atenção a alguns aspectos essenciais, uma vez que o prazo final para postagem se encerra em 16 de março de 2020. Assim, textos e imagens para avaliação de mérito, precisam ser postados em condição favorável para valorizá-los na análise de CE e pareceristas.    Sublinho a necessidade do estudo ser enviado com: 1) bibliografia e diagramação fixadas em Modelo ARA  e  versão ABNT, 2) REVISÂO ortográfica e AJUSTE PLENO ao projeto editorial documentado em NORMAS/ARA.  3) Submissão INÉDITA, a incluir ausência de auto plágio, como antes alertamos em NOTÍCIA, com base em determinações de Agências de fomento. Tenta-se evitar repetir investigação antes exposta, sem trazer novas abordagens conceituais, pesquisa e questões.   Ao ser constatada NÃO OBSERVÂNCIA, será devolvido ao autor. Ainda haverá uma última oportunidade: o prazo máximo de dois dias para formatar de acordo com as normas gramaticais, editoriais e bibliográficas, aceitando-se nova Submissão - se corrigida. Caso o conjunto não respeite tais fatores unificadores, com pesar, será devolvido a quem endereçou. Att Maria Cecília França Lourenço Editora Revista ARA FAU USP  Saiba mais sobre Informe 25 - Envie seu artigo dentro das normas bibliográficas e formais definidas no Modelo ARA nova versão ABNT
  • Informe 23: Edição ARA PYAU 7 está disponível, confira chamada para ARA 8 Ymã

    2019-11-22

    A Edição da Revista ARA Pyau 7, Primavera+Verão 2019,  Horizontes Extremos: Desafios ou Fronteiras está no ar, confira versão em Português e Inglês.

    Aberta Chamada para edição ARA YMã  8  Imagem Deslocamento, confira o texto de apresentação do Prof. Ricardo N. Fabbrini a seguir: 


    O tema do dossiê de ARA 8 é o estatuto da imagem na contemporaneidade. Estamos vivendo, para certos críticos e artistas, um drama da percepção, ou seja, uma guerra das imagens: uma agonística, entendida como o momento decisivo (ágon) no qual o sentido ou o destino das imagens está sendo decidido. Mas “o que está acontecendo, afinal, com as imagens?”. É possível produzir na atualidade uma imagem que opere algum deslocamento em face dos clichês? O que seria uma imagem-enigma, ou de resistência, que se subtrairia à hegemonia das imagens vazias, planas; sem face oculta, ou mistério? Como produzir uma imagem que rompa com o horizonte do provável, interrompendo toda organização performativa e tautológica das imagens que circulam ininterruptamente nos meios de massa e na rede digital? O que é uma imagem que não seria um clichê? Onde acaba o clichê e começa a imagem pensativa, de beleza inquietante, que força sensivelmente o pensamento? Não se pode ignorar, no entanto, que as reações contra os clichês engendram, não raras vezes, outros clichês.   

    Frente à saturação de imagens própria a sociedade do espetáculo que nos tornou cegos, de tanto ver, é necessário, assim, uma reeducação dos sentidos que devolva à percepção sua capacidade de apreender as nuances de uma dada imagem. Constatando-se a necessidade de reorientação da percepção, é preciso que o observador substitua a pergunta habitual, própria do hedonismo ansioso: “o que veremos na próxima imagem?”, pela indagação morosa: “o que há para se ver nesta imagem que temos diante de nós?”. Porque é na percepção marcada pela demora, pelas hesitações, pela perda de tempo e pelo tempo perdido, pela paciência em desvelar o segredo de uma imagem de exceção, que teríamos a negação da temporalidade do consumo capitalista, com suas palavras de ordem: gozo, narcisismo, competitividade, performance, ou sucesso.

       

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  • Informe 20: Sobre andamento, plágio e autoplágio

    2019-09-23

    Prezados autores e pareceristas

    Boa parte das Submissões já foram aceitas e as sugestões, sempre oportunas, para aprimoramento encaminhadas, sendo outras recusadas. Constituem pressupostos iminentes e indispensáveis nesta etapa da vida cultural brasileira, quando se mutilam verbas e apoio para Educação.

    Por outro lado surgem demandas numéricas por produção e alguns pesquisadores reenviam literalmente o que antes produziram, sem atualização entre outros tópicos, em - escrita, imagens, questões, diálogos, entrevistas, dados, fontes -, ferindo no caso da Revista ARA FAU USP o número 1 das  DIRETRIZES (originalidade e Indesitismo), a par da solicitação para documentar em Nota, se antes foi exposto., em que situação e como acessar.

    Hoje há inúmeros aplicativos específicos, no país e fora, para aferir se houve o que se convencionou denominar - plágio ou autoplágio - termo este último criado há muitoCNPq e outros têm produzido definições muito claras sobre o que seria ou não, com acesso divulgado e sugiro consulta para fundamentar criação e pesquisa nas distintas áreas. As do CNPq transcrevo e encontram-se em Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq no endereço 

    https://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda/

    "Plágio: consiste na apresentação, como se fosse de sua autoria, de resultados ou conclusões anteriormente obtidos por outro autor, bem como de textos integrais ou de parte substancial de textos alheios sem os cuidados detalhados nas Diretrizes. Comete igualmente plágio quem se utiliza de ideias ou dados obtidos em análises de projetos ou manuscritos não publicados aos quais teve acesso como consultor, revisor, editor, ou assemelhado".

    "Autoplágio: consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores" (CNPq, 2011, p.3).

    Encerro informando que, dependendo do total de exigências solicitadas para aperfeiçoamento imprescindível, estamos concedendo de TRÊS dias a uma SEMANA para que os autores  possam refazer o apontado como indispensável.

    Maria Cecília França Lourenço

    Editora

     

     

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  • Informe 19: aos autores

    2019-08-21

    Em nome do Conselho Editorial da Revista ARA FAU USP agradeço a todos e informo, nesta primeira comunicação, que as Submissões foram compactadas em (Pdf), remetidas para os membros do Conselho Editorial/CE para análise de conteúdo, cumprimento das Normas e indicação de ao menos dois pareceristas.

    A reunião do CE se efetuará em 28.8.2019 e sugiro que se mantenham atualizados com as Notícias neste Portal; por outro lado peço que enviem para e-mail ARA o endereço mais acessado, visando troca rápida de demandas.

    Coloco-me à disposição  para toda e qualquer dúvida

    Maria Cecília França Lourenço Editora Revista ARA FAU USP

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  • Informe 18: Prorrogação Prazo Submissão 18/08/19

    2019-07-12

    Horizontes extremos: desafios ou fronteiras

    é o tema da sétima ediçao da Revista ARA, com submissão aberta até 18/08/2019.

    O texto de Marcia Sandoval Gregori e Angela Maria Rocha chama ao debate estudantes, professores, pesquisadores e profissionais interessados em participar da ARA 7.

     

    Horizontes extremos: desafios ou fronteiras,

    por Marcia Sandoval Gregori e Angela Maria Rocha 

    O que chamamos princípio é quase sempre o fim
    E alcançar um fim é alcançar um princípio.
    Fim é o lugar de onde partimos.  T.S. Eliot 

    ARA 7 chama ao debate sobre horizontes, desafios e fronteiras na ágora da publicação acadêmica. Evoca e reitera a urgente necessidade de reflexão, conhecimento e prática na expansão da consciência sobre as relações na pólis. Elementos fundantes e indissociáveis da experiência coletiva e da própria academia, no que compreende estudos de arquitetura, artes, geografia, cultura, sociologia, filosofia, antropologia, seja em formato de ensaios literários, fotográficos, artísticos ou híbridos, seja na forma de artigos em que o texto acadêmico é o protagonista.

    Gestar e projetar horizontes na ligeira desarticulação da vida, valendo-se das pequenas folgas que respiram entre o existir, desafios e fronteiras, é ser – ter comportamento – contemporâneo. A atitude, propõe o filósofo Giorgio Agamben, não se limita ao momento atual, mas é procedimento atemporal capaz de desarmar e profanar o ambíguo [des]conforto dos hábitos consagrados. Trata-se da habilidade de perceber desajustes sutis, evidenciá-los e subverter um estado de coisas que perdura, incrustado nas diferentes instâncias e escalas da existência enquanto relações de poder – por isso tensas, dinâmicas e mutáveis –, em forma de dispositivos que ordenam, disciplinam e adestram ações, pensamentos e práticas humanas desde sua escala global até o nível individual, no âmbito do próprio corpo.

    A possibilidade de exploração dessas frestas e rachaduras, diria o filósofo Michel Foucault, será uma atribuição, uma prerrogativa ou, mais precisamente, uma capacidade das ciências humanas – embora não se possa classificá-las estritamente como ciências, dada a acepção humanista do termo, que Foucault reputa problemático por sua origem utilitária e evolucionista. É neste lugar/nexo penumbroso e denso, nas pequenas deslocalizações e desvios da vida cotidiana, que talvez seja possível vislumbrar novos caminhos e sopros de esperança. Cenários que evoquem aquilo que o geógrafo Milton Santos chamou de nova globalização: uma configuração em que a solidariedade, a troca pacífica, ao contrário da belicosidade do processo competitivo, dão o tom.

    O momento atual contempla a diversificação e multiplicação dos fenômenos e instituições culturais, bem como a de seus agentes, nem sempre contabilizados por catracas. Ampliaram-se as alternativas para incluírem-se nesse rol a cultura imaterial, a cultura popular, a memória das práticas e dos fazeres cotidianos, os espaços sistematicamente desvalorizados, como ruas, praças, muros e calçadas, além de outros, devidamente mercantilizados.

    Ao convidar-nos à reflexão sobre as bordas que limitam e exercem pressão de estrangulamento e ao exame de práticas do espectro sócio-cultural que distendam, desafiem e dessacralizem as forças de retração das fronteiras do hábito e das tradições, ARA 7 convoca, pois, a atitude contemporânea do olhar crítico, que vê no agora as raízes de horizontes possíveis, extremos horizontes, divergentes ou convergentes, que alimentem as ações e decisões no presente.

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  • Informe 15: Publicação da ARA 6 aos Autores das Submissões

    2019-04-01

     

    Prezados colaboradores

    Inicialmente assinalo gratidão especial pelo excelente resultado obtido, em Curadoria, Argumento, Fricção, tema muito ventilado,  a exigir reflexão crítica. Igualmente se estende a um conjunto ímpar formado por docentes, a abranger Grupo Museu/Patrimônio FAU USP, Conselho Editorial/ CE e Pareceristas, a par de funcionários da Escola.

    Na segunda (01.04) teremos a Reunião de Fechamento com membros do CE, para expor o resultado, logo após, postaremos a Revista ARA número ¨6 neste Portal e convido todos a compartilhar o resultado em suas redes pessoais.

    Ao mesmo tempo lançaremos a temática selecionada para a próxima edição, como sempre pensando-se naquilo que amanhã será memorializado  como cultura destes tempos, ou patrimônio.

    Reitero admiração,

    Att

    Maria Cecília França Lourenço

    Editora da Revista ARA

    Professor Doutor Titular FAU USP

     

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  • Informe 13: Andamento das Avaliações

    2019-02-18

     

    Prezados colegas

    Em nome do Conselho Editorial da Revista ARA, reitero agradacimento pelo envio de Submissão e informo que as etapas para concluir a edição de número seis se encontram em andamento, após a reunião do Conselho Editorial/CE, ocorrido em 8.02.2019.

    O CE, após exame das Submissões, selecionou Pareceristas,  para análise do mérito. Uma vez concluída a avaliação, esta poderá ser - NEGADO; ACEITO Integralmente ou COM AJUSTES; neste último caso  sintetizarei o recomendado, como prevê o regulamento:

    "6. Em caso de aceite de sua submissão, para que a mesma seja mantida, devem ser providenciadas as correções apontadas, no prazo máximo de 5 dias corridos, sem possibilidade de ampliações ou subtrações, tanto no conteúdo quanto no número de autores."  

    Neste sentido e em face do prazo para exame detalhado, o resultado possivelmente será concluído no período do Carnaval, pelo que pedimos atenção para acompanhar, de modo a se cumprir o prazo exigido para postagem, pelos órgãos de indexação, a saber ISSN e Portal de Revistas USP. 

    A Equipe Editorual efetuará depois as aferições para conferir se o Modelo ARA foi inteiramente cumprido seja bibliográfico, ortográfico, seja relativo às imagens.

    Coloco-me à disposição para esclarecimentos,

    Att

    Maria Cecíulia França Lourenço

    Editora da Revista ARA

    Professor Doutor Titular FAU USP

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  • Informe 12 : Chamada Aberta para ARA 6 até dia 05 de fevereiro de 2019

    2018-11-20

    Está aberta chamada para envio de artigos para a Revista ARA 6 com tema :

    Curadoria, Argumento, Fricção.

    Data limite de envio 05 de fevereiro de 2019. 

    Confira abaixo texto da chamada pelo Professor Marcos Rizolli do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (UPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil.

     

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  • Informe 11 : Chamada aberta para colaborações na Revista ARA 6

    2018-10-09

    Chamada aberta para REVISTA ARA 6 , tema: 

     

    Curadoria, Argumento, Fricção

    por Marcos Rizolli

    Professor no Programa de Pós-Graduação em Arte e História da Cultura (UPM), Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. marcos.rizolli@mackenzie.br


    Entre fricções [coleção, exposição, mediação, gestão, profissão] talvez, se manifeste o curador.ntre argumentos [pesquisa, comunicação, educação, público, sociedade] talvez, se estabeleça o fazer curatorial.

    Aquela função e aquele sujeito, detentores de uma funcionalidade moderna, que desenvolvem projetos relacionados à elaboração de campos teóricos e reflexivos acerca das manifestações artísticas e seus processos.

    O curador (comissário ou conservador) pode atuar em galerias de arte, museus, centros culturais e instituições afins e se define como o responsável pela concepção, ordenação, montagem e supervisão de uma exposição ou da amostragem de acervos e conjuntos artísticos, culturais e documentais. Geralmente considerado especialista, transita entre conceitos de linguagem, arte, história, filosofia e estética.

    Da origem latina, curador [o sujeito: tutor] e curadoria [o substantivo: tutoria técnico-administrativa] fundem-se e se fundamentam na ação de comunicar, conservar e preservar obras artísticas e patrimoniais – materiais e imateriais, entre natureza, homem e cultura.

    Essa consciência funcional e profissional teve seu surgimento em meados do século XX e adquiriu, no breve período de sua existência, significativa presença e relevância para a concepção de exposições.

    Dos argumentos às fricções, o exercício dessa atividade tem por objetivo determinar o conteúdo da exposição, normalmente obtido por meio de agrupamentos e articulações de semelhanças ou diferenças perceptivas ou conceituais que as obras possam revelar. Para isso, geralmente determina-se um conceito ou tema, a partir do qual, funcionando como um fio condutor, elabora-se procedimentos para obtenção de uma unidade – ou, idealmente, a sua ordenação.

    Mais do que cuidar e preservar, a curadoria deve apresentar argumentos e promover as suas fricções entre diferentes artefatos – obras de arte, objetos, documentos e toda sorte de materialidades e tecnologias – e diversificados públicos, em ambientes e espaços sociais.

    A inerente demanda de articulação, vinculada ao curador e à curadoria, requer aguda multidimensionalidade: antevisão e planejamento, seleção e combinação, averiguação de mérito e medição de valor, exposição e mediação, comunicação e educação, arte e cotidianidade, patrimônio!

    Decisões curatoriais exigem escolhas e renúncias, orientadas por concepções (limitadas) e seus recortes (aparentemente ilimitados).

    Assim, a curadoria deveria proporcionar um diálogo tensional entre os artefatos expositivos e os conceitos neles encapsulados, responsabilizando-se por supervisionar a montagem da exposição, sua manutenção, a elaboração de textos de apresentação e divulgação, a fim de propiciar maior visibilidade e proximidade entre as obras e o público.

    A curadoria, em sua concepção, deveria requerer: investimento criativo; inteligência relacional, capacidade de compartilhamento com artistas e público; conhecimentos artísticos, técnicos e culturais; pró-atividade em projetos infraestruturais.

    A curadoria, então, deveria desempenhar um imprescindível papel na produção e na gestão cultural contemporânea, ao configurar: diversidades culturais, diversidades de públicos, diversidade de entendimentos, vozes, formas, pensamentos; intensas relações entre o público e o privado, entre o bem de todos e as novas formas de privatização; distribuição universal dos bens culturais como elementos fundamentais da expansão das práticas e consciências de linguagem; circulação de conhecimentos em arte e da produção simbólica como motor de sustentabilidade e mudanças na cidadania. Tudo para promover díspares visões e possibilitar novas formas de conhecimento – do não-verbal ao verbal.

    No passado clássico, em O Simpósio, Platão declarou que beleza é ordem.

    Seria esse, então, o fundamental empenho da curadoria, no presente?

    Mas, como dar ordem ao contemporâneo pautado pela alucinante geração, circulação e interpretação de dados e, tão agudamente compreendido pelas fenomênicas artísticas contemplativas, interacionistas, interativas? Tudo ao mesmo tempo?

    Ordem seria, então, a ideia de inteligibilidade?

    Seria, desse modo, a tarefa do curador e da curadoria, com seus argumentos, promover fricções! Nos sentidos e nos pensamentos! Dar nova ordem, para nos depararmos com novas e outras belezas?

    REFERÊNCIAS

    Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Regimento: Artigo 25º; 2013.

    Conselho Internacional de Museus - ICOM. Conceitos-chave da Museologia; 2013. Fundação Nacional de Arte – FUNARTE. http://www.funarte.gov.br/

    Saiba mais sobre Informe 11 : Chamada aberta para colaborações na Revista ARA 6
  • Informe 9: Devolução e procedimentos sobre colaborações

    2018-09-04

    Atenção colaboradores às mensagens enviadas no e-mail cadastrado quando da entrega. Em caso de se exigir aprimoramento, terão TRÊS dias para devolver, uma vez que se remeterá para novo exame daqueles que formularam o referido parecer.

    Em nome do Conselho Editorial informo com satisfação, que houve a reunião para se eleger dois pareceristas, entre especialistas indicados pelos membros, cuja maioria já analisou as contribuições, estando agora em fase de devolução para conhecimento e/ou providências imediatas.

    Esclareço que:

    1) Os sem nenhum reparo irão para Editoração, tendo recebido esta mensagem de ACEITE. Seguem então para a Editoria de Arte, sendo informados sobre andamento e decisões desta.

    2) Quando ambos os pareceristas concordam, seja em aceitar, negar, ou exigir ajustes, as considerações confluentes e/ou relativas às Diretrizes da publicação são enviadas aos colaboradores.

    3) Colaboradores possuem  TRÊS dias para devolução em caso de recomendações para aprimorá-la, caso desejem publicá-la. Novamente serão remetidas aos mesmos pareceristas, que examinarão se atenderam ao solicitado.

    4) Haverá um terceiro parecerista em caso de não coincidirem no julgamento os dois iniciais, de modo que os colaboradores apenas ao final da segunda rodada receberão as recomendações.

     Coloco-me à disposição para toda e qualquer informação complementar

    Maria Cecília França Lourenço

    Editora da Revista ARA

    revistaarafau@usp.br

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  • Informe 6 - Prorrogada chamada ARA 5 até 01.08.2018

    2018-06-26

    A Revista ARA PRORROGOU CHAMADA até 01 de AGOSTO 2018,

    Configurações: entre limites e indeterminação 

    será o tema da edição ARA 5 PYAU Primavera+Verão 2018,

    Celso Favaretto 

    Professor aposentado Livre Docente,  atuando em Programas de Pós Graduação/ USP: Faculdades de - Educação (FE) e Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH). São Paulo, Brasil. cffavare@usp.br

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