Ensaio: Um toque na Poesia Concreta

Autores

  • Mariana Rodrigues de Almeida Espel de Oliveira Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p199-228

Palavras-chave:

Impressão 3D, Poesia Concreta, Deficientes Visuais, Museus, Acessibilidade cultural, cultura imaterial, cultura material.

Resumo

O ensaio apresenta uma proposta de exposição que recria obras da Poesia Concreta utilizando tecnologia em impressão 3D. Pretende sugerir estudos de viabilidade para facilitar o acesso a públicos invisuais por meio do toque ao ensino tipográfico, com suporte de áudio descrição e letras impressas em 3D. A intenção é facilitar a inclusão deste público em eventos culturais no universo da literatura, contribuir para o dinamismo na oferta de atividades desta temática em equipamentos culturais e desenvolvimento de habilidades sensoriais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Rodrigues de Almeida Espel de Oliveira, Universidade do Porto

    Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2013). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo. Formação Técnica em Administração com foco na Gestão de Pequenas Empresas. Durante a graduação realizou estágio na 8º Delegacia da Receita Federal. Conhecimento básico de Sistemas Informatizados e suas aplicações nas áreas administrativas. Trabalho de graduação junto a empresa do ramo varejista, realizando o Diagnóstico Organizacional, Implantação do MEG, Modelo de Excelência da Gestão, Fundação Nacional da Qualidade e Processo de Intervenção Gerencial. Em 2014 iniciou pós graduação com o objetivo de pesquisar e delinear Conceitos de Sustentabilidade Aplicada na Fase Inicial de Gestão de Projeto Museológicos. Entusiasta da área de Museologia já tendo visitado diversos tipos de instituições, totalizando 52 núcleos museológicos em treze países diferentes, atuou em trabalho voluntário, na preparação de uma proposta para implantação do Memorial do Desenvolvimento Tecnológico de São José dos Campos, SP, Brasil. Título de Especialização em Patrimônio Cultural e Museologia, conferido pela Universidade de Coimbra no ano de 2016. Aluna de Mestrado em Museologia na Universidade do Porto - Portugal, com estudos direcionados a preservação do patrimônio industrial e inovação nas estruturas organizacionais de museus.

Downloads

Publicado

2018-10-08

Como Citar