Paisagens Internas

Autores

  • Ilana Bessler Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p153-171

Palavras-chave:

Fotografia, Narrativa imagética, Memória, Fronteira, Paisagem

Resumo

No contexto das narrativas visuais proponho pensarmos imageticamente as possibilidades das fronteiras contemporâneas. O espaço entre, o tempo entre. As fotografias remetem a espaços e tempos de construção de experiência e memória. Momentos contemplativos onde nossas paisagens internas, já experimentadas, podem atuar ressignificando constantemente o presente. Essas fotos são resíduos de outros projetos (Habitado e Unlived Memories) e foram ressignificadas nessa edição. Mostrando também o lugar e a abrangência de possibilidades das imagens produzidas e como a fotografia se comporta quando é deslocada da sua significação primária. A abertura e o ganho de interpretações e experimentações que se pode ter a partir de uma foto é imenso.  Esse ensaio é sobre tudo isso. Sobre tantas possibilidades que existem em uma foto. É sobre fazer fotografia e olhar fotografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ilana Bessler, Universidade Presbiteriana Mackenzie

    Ilana Bessler é artista visual. A fotografia é o principal suporte de seu trabalho, que também pode resultar em instalações, vídeos ou objetos. Em seu processo criativo, com frequência propõe estratégias interativas utilizando múltiplas mídias. Pesquisa e produz ambientes imersivos, facilitadores no processo educacional através da formação de redes colaborativas. Graduada em Comunicação Social pela PUC/SP, pós-graduada em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais na UCAM/RJ e Mestranda da Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
    Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Foi idealizadora do projeto Urban Space, desenvolvido em parceria com a galeria virtual alemã Wooloo. Curadora independente da 1500 Gallery NY. Selecionada para a 8ª Biennale Internazionale D'ArteDi Roma e para residência Creative Asylum, realizada na White Box Gallery, NY. É representada pela Bossa Gallery em Miami e pala Artshot no Brasil.

Downloads

Publicado

2018-10-08