Um diplomata-curador para um palácio-museu

Wladimir Murtinho e o Itamaraty em Brasília

Autores

  • Leandro Leão Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v6i6p195-228

Palavras-chave:

Palácio itamaraty, Brasília, Wladimir Murtinho, síntese das artes, arte moderna

Resumo

A relação entre a arte e arquitetura, a chamada síntese das artes, será uma das características da arquitetura moderna brasileira como elemento de projeto – materializado em painéis, murais esculturas e jardins – tanto no interior de edifícios quanto em suas fachadas e em espaços públicos. A cidade de Brasília tem na relação das obras de arte integradas uma tônica fundamental para a constituição da imagem da cidade. Ao se analisar a atuação dos artistas na construção da cidade de Brasília, a partir dos anos 1950, predomina a presença de obras a partir de um circuito de profissionais envolvidos bastante limitado, em relação direta ao meio de arquitetura moderna carioca, principalmente o de Oscar Niemeyer.

É em contraposição a essa pretendida síntese das artes ancorada em um único grupo que surge o Palácio Itamaraty. A partir deste objeto peculiar, esta pesquisa irá debater a ação do diplomata Wladimir Murtinho e a escolha das obras de arte integradas no Palácio em Brasília, desafiando a visão dominante de um único movimento de arte e arquitetura representativos do moderno nacional.

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Publicado

2019-03-31

Como Citar

Leão, L. (2019). Um diplomata-curador para um palácio-museu: Wladimir Murtinho e o Itamaraty em Brasília. Revista ARA, 6(6), 195-228. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v6i6p195-228