n. 2 (2020): Dossiê Bibliofilia

					Visualizar n. 2 (2020): Dossiê Bibliofilia

Neste segundo número, o destaque é o dossiê Bibliofilia: Circuitos e Memórias, fruto do evento realizado em 2018 na Biblioteca, que visava ampliar o debate relativo a questões inerentes aos campos da memória e da preservação do patrimônio cultural, artístico e científico do Brasil.

Há também uma seção inteira dedicada ao evento em homenagem a Guita Mindlin: Rumos Atuais e Futuro da Conservação no Brasil, que abrange relatos significativos sobre o trabalho no sistema municipal de bibliotecas de São Paulo e experiências pessoais nos campos da preservação, salvaguarda e procedimentos de conservação de bens culturais.

A revista traz ainda as seções “Raros e Raríssimos”, que se debruça sobre a importância do manuscrito seiscentista Saudades de Lídia e Armindo para a historiografia das letras luso-brasileiras do século XVII e investiga fontes manuscritas e impressas como herança da influência portuguesa do Brasil. “Estudos BBM” que examina a edição de 1873 do poema de Bento Teixeira Prosopopeia (1601); “Publicações BBM”, que aborda a apresentação da quinta edição de O Bibliófilo Aprendiz, escrita por Claudio Giordano, além da resenha do livro Bibliotecas de Maria Bonomi por Gustavo Piqueira; e “Memória” presta homenagem à curadora Cristina Antunes.

A edição da Revista BBM n. 2 tem 312 páginas e sua viabilidade contou com o apoio da Casa Rex, que realizou todo o projeto gráfico.

Publicado: 2020-10-07

Edição completa

Editorial

Bibliofilia: Circuitos e Memórias

Publicações BBM

Normas para Apresentação de Artigos