Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “Orquestra Brasileira”

Autores

  • Ana Lúcia Ferreira Fontenele Universidade Federal do Acre

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107696

Palavras-chave:

choro, samba, arranjo, música popular urbana

Resumo

Atuando nos mais diversos campos da nossa música, Pixinguinha pode ser considerado como o músico e compositor brasileiro de maior destaque da música brasileira de caráter popular. Participou ativamente na fundação de gêneros musicais, principalmente o samba, e foi o maior divulgador do gênero choro, característico do final do século XIX. Atuou como arranjador de grandes intérpretes à época do surgimento da indústria do entretenimento, como também em grupos e pequenas orquestras de diversas formações, Nossa hipótese de trabalho tentará demonstrar que apesar de diálogos diversos com gêneros musicais variados, como por exemplo o jazz, o compositor nunca abandonou seu vínculo com a música popular urbana praticada desde o final do século XIX e início do século XX na cidade do Rio de Janeiro. Serão observados alguns aspectos que o motivaram, na fase madura da sua carreira, a realizar uma espécie de “resgate” de gêneros característicos do período citado. Isso se deu com o incentivo do cantor, Almirante, produtor e apresentador do programa radiofônico O Pessoal da Velha Guarda, no qual Pixinguinha atuou como arranjador, no período de 1947 a 1952.

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Publicado

2015-11-24

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Pixinguinha em plena maturidade: os arranjos para uma “Orquestra Brasileira”. (2015). Revista Da Tulha, 1(1), 161-175. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107696