Uma proposta de releitura da Kultureindustrie de Adorno e Horkheimer a partir da praxeologia do filósofo austríaco Ludwig von Mises

Autores

  • Rafael Ribeiro Santos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Grupo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Letramento.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107705

Palavras-chave:

indústria cultural, praxeologia, economia, música, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Ludvig von Mises, Escola de Frankfurt, Escola Austríaca

Resumo

Uma proposta de releitura da Kultureindustrie de Adorno e Horkheimer a partir da praxeologia do filósofo austríaco Ludwig von Mises. O termo Kultureindustrie de Theodor Adorno e Max Horkheimer representa uma leitura pessimista acerca dos procedimentos de fabricação em série a que a produção artística e cultural tem sido submetidas após a Revolução Industrial. As normas de produção e comercialização, e a regulamentação das profissões, todas estão sob controle estatal, isso implica, segundo Mises, em favorecimento das iniciativas que representem os interesses dos políticos, e não do povo. A livre iniciativa privada nos segmentos educacional, cultural e artístico, dessa forma, fica impedida ou dificultada de operar fora dos interesses daqueles que estão no poder. Mas a atividade artística é individualista, e é necessária liberdade de negociação e, no âmbito poético, de expressão.

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Publicado

2015-11-24

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Uma proposta de releitura da Kultureindustrie de Adorno e Horkheimer a partir da praxeologia do filósofo austríaco Ludwig von Mises. (2015). Revista Da Tulha, 1(1), 239-250. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107705