Violão e identidade nacional: a “moral” do instrumento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120654

Palavras-chave:

Violão, Musicologia, Discurso, Identidade.

Resumo

O texto analisa parte da literatura sobre a história do violão no Brasil nas primeiras décadas do século XX, no contexto das complexas relações sociais e políticas da Primeira República na cidade de Rio de Janeiro. A ideia central é discutir a noção de violão-arte, que teria surgido a partir da tradição do violão erudito europeu (como construção de discurso), em contraposição a outras práticas violonisticas que a historiografia do instrumento não menciona ou o faz ressaltando sua progressiva aceitação “moral” e distanciamento do estigma da boêmia e a vadiagem. O texto conclui problematizando como o violão configurou-se como meio de execução e corporificação de representações sociais, que chamamos de instrumento-documento, violentamente empobrecido (pois, na passagem do século XIX ao XX ele era sinônimo de marginalidade), precariamente empregado, com escassa ou nula instrução formal (não havia onde aprender a tocar) e principalmente autodidata (aprendido na prática e na tradição oral).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Fernando Elias Llanos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Violonista e Etnomusicólogo. Doutorando em Música (PPGMUS-ECA/USP) e Mestre em Música (IA/UNESP). Professor de Violão Popular na Fundação da Artes de São Caetano do Sul. Autodidata, prosseguiu seus estudos de especialização no instrumento com Celso Delneri e Paulo Porto Alegre (EMM). Já compôs peças para violão baseadas nos ritmos da costa peruana e na música popular brasileira. Temas do seu interesse: violão latino-americano, etnomusicologia do violão, repertório crossover para violão erudito e popular, ensino do violão popular.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Violão e identidade nacional: a “moral” do instrumento. (2016). Revista Da Tulha, 2(2), 227-250. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120654