Apresentação de piano: comunicação musical e a experiência partilhada entre o músico e o público

Autores

  • Barbara James School of Human Movement and Nutrition Sciences, University of Queensland, Australia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.144001

Palavras-chave:

comunicação musical, imaginação criativa, experiência afetiva compartilhada, apreciação estética, sistema de neurônios-espelho

Resumo

A música é um poderoso mecanismo social, e uma apresentação musical é um atraente meio de comunicação que revela aspectos da personalidade e musicalidade do artista. A imaginação criativa de um pianista é essencial para dar apelo emocional à música, com a apresentação sendo construída a partir de sua interpretação, o que envolve um conceito flexível, para que cada artista possa oferecer uma interpretação distinta. A trilha sonora envolve interação contínua com a música, com os músicos avaliando a qualidade e o ajuste dos sons ao conceito dramático da partitura. Os sons gerados pelas ações realizadas enquanto a música é tocada comunicam suas características estruturais e emocionais, aumentando a amplitude dessas ações ao passo em que a habilidade e a conexão do pianista com a música aumentam. Embora o aspecto aural fora anteriormente considerado fundamental para o domínio da música, a informação visual também influencia a percepção dos observadores sobre as intenções expressivas da mesma, e isto é importante especialmente para públicos mais ingênuos. A presença de observadores durante uma performance é uma motivação para os músicos, afetando a amplitude e intensidade dos movimentos que, por sua vez, aumentam o engajamento do público com a apresentação. Neste nível de apresentação, músicos qualificados sentem uma gratidão intrínseca enquanto tocam, entrando em um estado de atenção sem qualquer esforço e grande excitação, o que gera um estado subjetivo de experiência ideal. Sentir a conexão do artista com a música envolve a atenção da plateia, forjando um laço que resulta na atividade neural nas mesmas regiões cerebrais de ambos e permitindo uma partilha da experiência afetiva. Comunicação do desempenho bem-sucedido implica na captura da imaginação da plateia pelo artista, e esta análise explora os diferentes elementos da apresentação, dando forma à comunicação e transportando a expressividade da música e as características que afetam os observadores e melhoram sua apreciação da performance. O estudo conclui com uma análise do processo de avaliação da apresentação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Barbara James, School of Human Movement and Nutrition Sciences, University of Queensland, Australia

    Barbara James completed her PhD in biomechanics and functional anatomy in the School of Human Movement and Nutrition Sciences at the University of Queensland. Subsequently she worked for the Queensland Government in the Department dealing with the occupational concerns of workers in industry and writing codes of practice on the prevention of injury caused by manual tasks in industry. She worked subsequently as a consultant to the Australian Academy of Sport writing documents on the legal and medical obligations for sports bodies conducting sport for junior players, and for the Queensland Academy of Sport supervising students undertaking PhD research related to injuries in elite athletes. Her research interest in piano performance includes injury prevention in pianists, and risk management in music conservatoria and the recently established neural link between pianists and audience.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Apresentação de piano: comunicação musical e a experiência partilhada entre o músico e o público. (2017). Revista Da Tulha, 3(2), 9-35. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.144001