Requerimento ao Conselho da Cidade de Leipzig

  • Rubens Russomanno Ricciardi Universidade de São Paulo
  • Dorothea Hofmann Escola Superior de Música e Teatro de Munique
  • Johann Sebastian Bach
Palavras-chave: musicologia histórica, tradução do alemão, Johann Sebastian Bach, Escola de Tomé e igrejas de Leipzig

Resumo

Trata-se da tradução, com notas comentadas, feita por Rubens Russomanno Ricciardi e Dorothea Hofmann, de um requerimento manuscrito, redigido por Bach, em 1730, endereçado ao Conselho da Cidade de Leipzig. Não obstante se referir à música sacra, Bach se concentra em condições artísticas para a performance musical de seus conjuntos vocal e instrumental. Reivindica também um número maior de bolsas para seus alunos, bem como critérios mais rigorosos na admissão de estudantes para Escola da Igreja de Tomé. Por fim, Bach, em sua pedagogia, divide os alunos em três categorias: os utilizáveis, os ainda não utilizáveis e os incapazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rubens Russomanno Ricciardi, Universidade de São Paulo

Rubens Russomanno Ricciardi é compositor, maestro, pianista e musicólogo. Fundador, professor titular e decano do Departamento de Música da FFCLRP-USP, onde fundou e dirige a USP-Filarmônica, o Centro de Memória da Artes, o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música e o projeto USP-Música-Criança.

Dorothea Hofmann, Escola Superior de Música e Teatro de Munique

Dorothea Hofmann é compositora, pianista e musicóloga. Também é professora da Escola Superior de Música e Teatro de Munique (Alemanha). Em suas pesquisas e escritos, dedica-se, acima de tudo, a questões de sociologia da música. Suas composições contemplam repertórios sinfônicos, camerísticos e canções.

Publicado
2018-08-27
Como Citar
Ricciardi, R., Hofmann, D., & Bach, J. (2018). Requerimento ao Conselho da Cidade de Leipzig. Revista Da Tulha, 4(1), 174-183. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.146610
Seção
Tradução