Etnografia da música com abordagem antropológica: ritos religiosos no Centro de Umbanda Casa de Caridade Mãe Maria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.147981

Palavras-chave:

Umbanda, Etnografia da Música, Abordagem antropológica, Pesquisa em campo.

Resumo

Este artigo tem a finalidade de descrever sobre um trabalho etnográfico realizado no Centro de Umbanda Casa de Caridade Mãe Maria (CCMM) com abordagem antropológica. A pesquisa foi realizada na cidade de Ribeirão Preto-SP. É uma pesquisa qualitativa com o propósito de relatar uma prática de trabalho de campo, na qual a música foi inserida em um contexto cultural. Foi um trabalho de observação, na qual foi descrito o que vimos. Foi estabelecida a relação entre: visão, olhar, memória, imaginário, descrição do ritual e das regras do grupo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bianca Viana Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo

    Graduada em Educação Artística com Habilitação em Música pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Foi conferida com menção honrosa por ter se destacado com a mais alta média de notas no curso. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

  • Marcos Câmara de Castro, Universidade de São Paulo

    Marcos Câmara de Castro é professor associado do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Etnografia da música com abordagem antropológica: ritos religiosos no Centro de Umbanda Casa de Caridade Mãe Maria. (2018). Revista Da Tulha, 4(2), 31-53. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.147981