A metáfora como recurso expressivo na Sonata no. 1 para violino e piano de Almeida Prado

Autores

  • Luciana de Araújo Caixeta Universidade de São Paulo
  • Fernando Corvisier Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.158215

Palavras-chave:

Almeida Prado, Práticas interpretativas, Música brasileira, Música de câmara

Resumo

Almeida Prado (1943-2010) foi um dos maiores compositores brasileiros, com um catálogo de mais de 600 obras. Na música de câmara, produziu um repertório considerável que abrange as diversas fases estéticas. O compositorutiliza frequentemente indicações metafóricas não convencionais, como “Granítico”, “Luminoso”e “Como um cristal transparente”.Busca-se, portanto, compreender essa maneira bastante particular de empregar a metáfora como recurso expressivo e como ela pode ser traduzida no gesto físico que produz o resultado sonoro na performance dessas obras, em particular da Sonata nº 1 para violino e piano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Corvisier, Universidade de São Paulo

    Pianista, professor livre-docente em Artes musicais, Corvisier é um dos fundadores do Departamento de Música em que, atualmente, ocupa o cargo de professor associado. Na década de 1988, recebeu o Prêmio Eldorado de Música e em 2000 conquistou o título de Doctor of Musical Arts pela Universidade de Houston, Texas, onde foi orientado por pianistas como Abbey Simon, Horacio Guitierrez e Ruth Tomfohrde. O professor forma com sua esposa, a pianista Fátima Monteiro Corvisier, o Duo Corvisier. Em 2013 o casal apresentou palestra recital no congresso With Four Hands da Universidade de Londres, Inglaterra, e também no International Symposium on Performance Science, promovido pela Universidade de Viena, na Áustria. Além disso, em 2015 gravaram a integral dos Noturnos para piano de Almeida Prado, lançado pela coleção USP de Música do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (NAP-CIPEM), do Departamento de Música da FFCLRP-USP.

Downloads

Publicado

2019-08-10

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

A metáfora como recurso expressivo na Sonata no. 1 para violino e piano de Almeida Prado. (2019). Revista Da Tulha, 5(1), 87-118. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.158215