O emprego do Polyptoton por Manuel Dias de Oliveira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.161945

Palavras-chave:

Retórica, Polyptoton, Manuel Dias de Oliveira, Musica Colonial Brasileira, Análise Musical

Resumo

Esse artigo tem como proposta apresentar alguns exemplos no uso do Polyptoton por Manuel Dias de Oliveira. Após a introdução, haverá uma breve contextualização sobre a disposição do discurso musical e das funções dessa figura. Posteriormente, por meio de uma metodologia fundamentada em análises retórico-musicais em conformidade com o texto, harmonia e ordenação do discurso musical, serão demonstrados os resultados alcançados por esse estudo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rubens Russomanno Ricciardi, Universidade de São Paulo

    Rubens Russomanno Ricciardi é compositor, maestro, pianista e musicólogo. Graduado em Música (1985), Mestre em Musicologia (1996), Doutor em Musicologia (2000) pelo Departamento de Música e Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP) e Livre-Docente em Teoria e Análise (2003) pela mesma instituição. Professor titular e decano do Departamento de Música da FFCLRP-USP, onde fundou e dirige a USP-Filarmônica, o Centro de Memória das Artes, o Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música. Professor responsável pelo Festival Música Nova “Gilberto Mendes” e pelo projeto USP-Música.

Referências

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo: Editora Cultura Cristã (Sociedade Bíblica do Brasil), 1999.

ARISTÓTELES. Retórica. Prefácio e Introdução Manuel Alexandre Júnior, Tradução e Notas Manuel Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Revisão de texto de Levi Condinho 2. ed. Lisboa, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BUELOW, George. Rhetoric and Music. In: SADIE, Stanley; TYRRELL, John (Eds.). The new grove dictionary of music and musicians. New York: Oxford University Press, 2001. v. 21, p. 260-275.

BURMEISTER, Joachim. Musical Poetics. Tradução, introdução e notas, Benito V. Rivera. New Haven and London: Yale University Press, 1993.

CASTAGNA, Paulo Augusto. (Org.). Missas: Restauração e Difusão de Partituras. (Missa de Oitavo Tom de Manuel Dias de Oliveira-Edição de Paulo Augusto Castagna). 1. ed. Belo Horizonte: Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, v. 2, 2001.

DOTTORI, Maurício. Ut Rhetorica Musica: análise do moteto O Vos Omnes a dois coros, de Manoel Dias de Oliveira. Revista Música, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 53-69. 1992.

GUIMARÃES, Elisa. Figuras de Retórica e Argumentação. In: MOSCA, Lineide do Lago Salvador. Retóricas de ontem e de hoje. 3. ed. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2004. p. 145-160.

LAUSBERG Heinrich. Elementos de Retórica Literária. Tradução, prefácio e aditamentos de Raul Miguel Rosaldo Fernandes. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbernkian, 2004.

LÓPEZ CANO, Rubén. Música y retórica en el Barroco. México: Gráfica da Universidade Nacional Autônoma do México, 2000. 2 v.

OLIVEIRA, Manoel Dias de. Matinas e Vésperas de Sábado Santo. Ed. Maurício Dottori. São Paulo: EDUSP (Música Brasileira 2), 2000.

OLIVEIRA, Manoel Dias de. Moteto dos Passos. Partitura. Rest. Maurício Dottori. São Paulo. s/d.

OLIVEIRA, Manoel Dias de. Moteto dos Passos de Manuel Dias de Oliveira (Bajulans e O Vos Omnes). Partitura. Edição de Rafael Sales Arantes. São João do Del-Rey: IMSLP Contributor Page, 2017. Disponível em: <https://imslp.org/wiki/O_vos_omnes_para_Ver%C3%B4nica_No.4_(Oliveira%2C_Manoel_Dias_de)>. Acesso em: 17/5/2019.

RICCIARDI, Rubens Russomanno. Manuel Dias de Oliveira: um compositor brasileiro dos tempos coloniais - partituras e documentos. 142 f + anexos. Tese (Doutorado em Artes) - Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, ECA, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2000.

RICCIARDI, Rubens Russomanno. Domine Jesu de Manuel Dias de Oliveira (s/d). Edição de Rubens Russomanno Ricciardi. Partituras brasileiras: brazilian international songbook online-concert music – v. 6. Rio de Janeiro: Fundação Nacional de Artes (FUNARTE), 2017.

SOARES, Eliel Almeida. A utilização de elementos e figuras de retórica nos Ofertórios de André da Gomes. 461 f. Dissertação (Mestrado em Musicologia). Programa de Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes (ECA), Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2012. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-06032013-161515/publico/ElielAlmeidaSoares.pdf>. Acesso em 15/7/2019.

SOARES, Eliel Almeida. Retórica: um novo objeto de estudo na música colonial brasileira. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PÓS-GRADUANDOS EM MÚSICA, 3., 2014, Rio de Janeiro. Anais… Rio de Janeiro: Unirio, 2014. p. 1-11. Disponível em: <http://www.seer.unirio.br/index.php/simpom/article/download/4668/4167>. Acesso em: 23/5/2019.

SOARES, Eliel Almeida. O Emprego da Retórica na Música Colonial Brasileira. 533 f. Tese (Doutorado em Música) - Pós-Graduação em Música, Escola de Comunicações e Artes, ECA, Universidade de São Paulo, USP, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07072017-141033/publico/ELIELALMEIDASOARESVC.pdf>. Acesso em 18/7/2019.

SOARES, Eliel Almeida. A retórica em quatro compositores da música colonial brasileira: Manuel Dias de Oliveira, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, André da Silva Gomes e José Maurício Nunes Garcia. Per Musi, v. 39, n.2 p.1-31. Ago.2019. <https://doi.org/10.35699/2317-6377.2019.14913>. Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/14913/12039 >. Acesso em 20/8/2019.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O emprego do Polyptoton por Manuel Dias de Oliveira. (2019). Revista Da Tulha, 5(2), 59-80. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.161945