Som e verdade: pesquisa interdisciplinar em som e composição musical

Autores

  • Paulo César de Amorim Chagas University of California Riverside

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.165091

Palavras-chave:

Som, Tecnologia, Tortura, Paradigma, Aparelho

Resumo

Este artigo examina alguns aspectos da minha recente pesquisa interdisciplinar em fenomenologia do som e composição musical, a qual explora questões filosóficas, culturais, sociais e políticas, e estabelece um diálogo subjetivo e multipolar com a tecnologia. As novas formas de escuta mediadas tecnologicamente, os novos processos de produção, manipulação e transformação do som ocupam nossos espaços físicos e existenciais. Wittgenstein sugere que o som é apenas a superfície da música e que a obra musical esconde algo mais profundo que dificilmente pode ser descrito por modelos lógico-filosóficos ou teorias científicas. Como ilustração do meu trabalho de composição, discuto algumas ideias da minha obra A Geladeira (2014), oratório digital que tematiza a minha experiência de tortura durante a ditadura militar no Brasil e reflete sobre o conceito de absurdo da filosofia existencial de Camus. A fenomenologia da consciência do tempo de Husserl respalda minha pesquisa em fenomenologia do som focada na música eletroacústica. Com base nas discussões de Kuhn, introduzo a ideia um paradigma eletroacústico como matriz disciplinar da música contemporânea. Examino o conceito de aparelho, sob os pontos de vista de Agamben e Flusser, como uma noção chave para se compreender a atual fase do capitalismo e as estruturas de comunicação e criatividade da sociedade cibernética. Finalmente, discuto a visão de que a verdade é a essência da arte, a partir de Heidegger. A arte nos ajuda a desenvolver uma nova compreensão do ser, que se distancia da experiência estética moderna de um objeto de arte para uma abordagem pós-moderna da obra de arte. A universidade é um ambiente privilegiado para observar conexões interdisciplinares entre disciplinas artísticas e as interseções entre arte, tecnologia e sociedade, superando a interpretação e disseminação de conhecimentos científicos e humanísticos e oferecendo múltiplas perspectivas para o avanço da pesquisa e do pensamento crítico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. What Is an Apparatus? and Other Essays (Meridian: Crossing Aesthetics). Transl. by D. Kishik and S. Pedatella. Stanford, CA: Stanford University Press, 2009.

ARENDT, Hannah. Eichmann in Jerusalem: A Report on the Banality of Evil. New York: Penguin Books, 1963.

ATTALI, Jacques. Noise: The Political Economy of Music. Translated by Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1985.

CAMUS, Albert. The Myth of Sisyphus and Other Essays. Translated by J. O’Brien. New York: Vintage, 1955.

CAMUS, Albert. Le Mythe de Sisyphe: Essai sur l’Absurde. Paris: Gallimard, 1996 [1942].

Chagas, Paulo C. “The Blindness Paradigm: The Visibility and Invisibility of the Body”. Contemporary Review, 25:1/2, 119-30, 2006.

Chagas, Paulo C. “Polyphony and Technology in Interdisciplinary Composition.” Proceedings of the 11th Brazilian Symposium on Computer Music, 47-58. São Paulo: IME/ECA, 2007.

Chagas, Paulo C. Unsayable Music: Six Reflections on Musical Semiotics, Electroacoustic and Digital Music. Leuven: University of Leuven Press, 2014.

Chagas, Paulo C. “Musical Understanding: Wittgenstein, Ethics, and Aesthetics.” Music, Analysis, Experience: New Perspectives in Musical Semiotics, edited by C. Maeder and M. Reybrouck, 115-33. Leuven: Leuven University Press, 2015.

Chagas, Paulo C. “Revolt and Ambivalence: Music, Torture and Absurdity in the Digital Oratorio The Refrigerator.” Bridging People and Sound. CMMR 2016. Lecture Notes in Computer Science, vol. 10525, edited by M. Aramaki, R. Kronland-Martinet and S. Ystad, 331-46. New York: Springer International Publishing, 2017.

DREYFUS, Hubert. “Heidegger’s Ontology of Art”. In A Companion to Heidegger, edited by H. Dreyfus and M. Wrathall, 407-19. London: Blackwell, 2005.

FLUSSER, Vilém. Pós-História: Vinte Instantâneos e um Modo de Usar. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1983a.

FLUSSER, Vilém. Für eine Philosophie der Fotografie. Göttingen: European Photography, 1983b.

FLUSSER, Vilém. Ins Universum der technischen Bilder. Göttingen: European Photography, 1985.

FLUSSER, Vilém. Vom Stand der Dinge: Eine kleine Philosophie des Designs. Göttingen: Steidl Verlag, 1997.

FLUSSER, Vilém. The Shape of Things: A Philosophy of Design. London: Reaktion Books, 1999.

FLUSSER, Vilém. Towards a Philosophy of Photography. Translated by A. Mathews. London: Reaction Books, 2000.

FLUSSER, Vilém. Into the Universe of Technical Images. Translated by Nancy Ann Roth. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2011.

HEIDEGGER, Martin. Holzwege. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1950.

HEIDEGGER, Martin. Basic Writings. Edited by David Farrell Krell. San Francisco: Harper Perennial, 1993.

HUSSERL, Edmund. Zur Phänomenologie des inneren Zeitbewußtseins (1893-1917). Husserliana X. Edited by R. Boehm. The Hague: M. Nijhoff, 1966.

HUSSERL, Edmund. On the Phenomenology of the Consciousness of Internal Time (1893-1917). Translated by J. _Brough. Boston; Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1991.

KUHN, Thomas. The Structure of Scientific Revolutions, 4th ed. Chicago: University of Chicago Press, 2012.

LUHMANN, Niklas. Die Kunst der Gesellschaft. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1997.

LUHMANN, Niklas. Art as Social System. Translated by Eva M. Knodt. Stanford, CA: Stanford University Press, 2000.

POUSSEUR, Henri. Fragments théoriques I: sur la musique expérimentale. Brussels: Editions de l’Institut de Sociologie de l’Université Libre de Bruxelles, 1970.

THOMSON, Iain. "Heidegger's Aesthetics", In The Stanford Encyclopedia of Philosophy (Fall 2015 Edition), ed. by Edward N. Zalta, 2015. Disponível em <https://plato.stanford.edu/archives/fall2015/entries/heidegger-aesthetics/>. Acesso em: 05 de outubro de 2019.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Tractatus Logico-Philosophicus. Translated by D. F. Pears and B. F. McGuiness. London; New York: Routledge, 1974.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Logisch-philosophische Abhandlung. Tractatus logico-philosophicus. Tagebücher 1914-16. Suhrkamp: Frankfurt am Main, 2003.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophische Untersuchungen. Philosophical Investigations. Translated by G. E. M. Anscombe, P. M. S. Hacker and Joachim Schulte. Rev. 4th ed. By P. M. S. Hacker and Joachim Schulte. Oxford: Wiley-Blackwell, 2009.

WRATHALL, Mark. How To Read Heidegger. London: Granta Publications, 2005.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Som e verdade: pesquisa interdisciplinar em som e composição musical. (2019). Revista Da Tulha, 5(2), 107-132. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.165091