A polifonia discursivo-musical como pressuposto teórico para o entendimento da relevância da melodia em relação ao texto nas tradições musicais sefarditas

Migração de sentidos entre duas canções do cancioneiro judaico oriental

Autores

  • Antonio Celso Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.165749

Palavras-chave:

Música, Judeus, Polifonia discursivo-musical, Bakhtin, Migração de Sentidos

Resumo

O presente artigo busca analisar o reemprego de melodias pré-existentes para a reelaboração de novos textos no cancioneiro secular/sacro dentro das tradições judaicas. Considerando o costume sefardita de “empréstimos” de melodias da tradição e o uso de contrafacta em canções retiradas do ambiente cultural para uso tanto na liturgia (piyyutim) quanto em situações paralitúrgicas (pizmonim), hipotetizamos que a função da melodia possui primazia em relação ao texto. Para tanto, acreditamos que o conceito de polifonia discursivo-musical aventado por Lanna possa funcionar como pressuposto teórico no entendimento desta relevância, analisando a migração de sentidos entre duas canções judaicas orientais atestando com isso o “renascimento dos sentidos” tal como sugerido pelo filósofo russo Mikhail Bakhtin.

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Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

A polifonia discursivo-musical como pressuposto teórico para o entendimento da relevância da melodia em relação ao texto nas tradições musicais sefarditas: Migração de sentidos entre duas canções do cancioneiro judaico oriental. (2019). Revista Da Tulha, 5(2), 201-227. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.165749