Vol. 5, n. 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.167275

Palavras-chave:

VIII EMRP, Musicologia, A música e as artes na universidade

Resumo

Este Vol. 5, n. 2 da RT traz três trabalhos que foram apresentados no VIII Encontro de Musicologia de Ribeirão Preto (VIII EMRP, dias 22 e 23 de agosto de 2019), A Música e as Artes Na Universidade: publish or perish?, que teve apoio FAPESP e trouxe como palestrantes convidados John Rink (Cambridge) Aloysio Fagerlande (UFRJ), Paulo Chagas (UCR), além dos professores da casa Fernando Corvisier e Rubens Ricciardi. Os trabalhos publicados neste fascículo foram as palestras realizadas por Chagas e Fagerlande e comunicação de Bock et alii.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Câmara de Castro, Prof. Dr., Universidade de São Paulo

    MARCOS CÂMARA DE CASTRO é escritor, compositor e Professor Associado (Livre-Docente), do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da SP de Ribeirão Preto (SP), responsável pelas disciplinas de Educação Musical, Canto Coral e Etnomusicologia. Graduado em composição pela ECA/USP (1983), teve como professores Olivier Toni, Willy Corrêa de Oliveira, Gilberto Mendes, Caio Pagano e Silvio Crespo. Cursou como Auditeur-Libre, as classes de Harmonia, Contraponto, Análise e Composição Musical de Michel Philippot, no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, como bolsista de Aperfeiçoamento do CNPq (1988-1990). Tem mestrado (2001) e doutorado (2007), ambos sob a orientação de Mario Ficarelli, sobre o compositor mineiro Fructuoso Vianna (1896-1976), trabalho que inclui a compilação de seu acervo, doado à ECA/USP por sua filha Guigui, e revisão e edição musicológica de sua obra completa. Na área de canto coral, foi professor de vários grupos corais no país e no exterior, vem revisando criticamente a bibliografia e editando o Cancioneiro Coral Brasileiro e desde 2015 é professor do Coral da Filô, de extensão universitária. É credenciado no programa de Pós-Graduação em Música da ECA/USP, tem 4 doutorados e 4 mestrados defendidos. Realizou estágio de pesquisa, no ano letivo 2012-2013, com bolsa BPE/FAPESP, como pós-doutorado na Universidade de Lorena, Nancy (França), sobre História Cultural/Música, com o projeto Au coeur des choeurs sont toujours possibles les transferts, sob a supervisão de Didier Francfort, num trabalho de Universidade Popular, cuja ação principal foi o Atelier de Chant na capela do castelo de Lunéville (Château des Lumières). Suas composições vêm sendo apresentadas no país e no exterior e, como pesquisador, vem publicando em revistas acadêmicas nacionais e internacionais, organizando e participando de eventos científicos sobre sua principal linha de pesquisa: Música, Sociedade e Educação. É líder do grupo de pesquisa CNPq Estramuse: estudos transdisciplinares em música, sociedade, educação. Desde 2015, é editor-gerente da Revista da Tulha - revista acadêmica de música do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance do Departamento de Música da FFCLRP/USP. Desde 2016, é pesquisador associado no projeto temático FAPESP 2016/05318-7, O Musicar Local ? novas trilhas para a etnomusicologia. Coordenadora: Suzel Reily (UNICAMP); Pesquisadoras Principais: Flavia Camargo Toni (USP), Rose Satiko Gitirana Hikiji (USP). Instituições Sede: Instituto de Artes (Música) - Unicamp; Departamento de Antropologia - USP e Instituto de Estudos Brasileiros - USP. Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical ? ou do musicar ? em localidades diversas. Tem artigos de divulgação publicados por Folha de São Paulo, Correio Popular de Campinas, Revista Concerto, Jornal da USP, entre outros e é autor dos livros: Fructuoso Vianna, orquestrador do piano. Rio de Janeiro, ABM Editorial, 2013 e Os lugares e as cores do tempo: música, sociedade, educação. São Paulo, Editora Pharos, Nap-Cipem USP, 2015 Vol. IV e Poesia da Terra (poemas), São Paulo: Editora Patuá, 2018.

Downloads

Publicado

2020-03-02

Edição

Seção

Editorial