O uso de elementos e figuras retóricas no Laudate Pueri de André da Silva Gomes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.138621

Palavras-chave:

retórica, análise musical, André da Silva Gomes, música colonial brasileira

Resumo

O artigo apresenta o uso de elementos e figuras retóricas no Laudate Pueri de André da Silva Gomes. Para tanto, haverá uma breve contextualização sobre o emprego retórico na música do final do século XVI até os primórdios do século XIX. Posteriormente, será exposto o interesse da musicologia dos últimos cinquenta anos em compreender a elaboração das estruturas retóricas. Consequentemente, mediante uma metodologia apoiada em análises retórico-musicais e em conformidade ao texto litúrgico, às funções harmônicas e à ordenação do discurso musical, se evidenciará que nessa obra esses recursos retóricos eram usados de maneira consciente pelo compositor.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliel Almeida Soares, Universidade de São Paulo – USP

    Eliel Almeida Soares é graduado em Música, mestre e doutor em Musicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Desenvolveu, por intermédio do Laboratório de Musicologia do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (LAMUS/DM/FFCLRP/USP) e apoiado financeiramente com a bolsa de doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP-Processo nº2013/23600-3), pesquisas sobre as estruturas discursivas na música colonial brasileira. Também possui diversos trabalhos publicados sobre retórica musical.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia de Estudo de Genebra. São Paulo: Cultura Cristã; Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.

BARTEL, Dietrich. Musica Poetica: musical-rhetorical figures in German Baroque Music. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

BUELOW, George. Rhetoric and Music. In: SADIE, Stanley; TYRRELL, John (Orgs.), The new grove dictionary of music and musicians. New York: Oxford University Press, 2001. v. 21, p. 260-275.

DUPRAT, Régis. Música na Sé de São Paulo colonial. São Paulo: Paulus, 1995.

______ (Org.). Música sacra paulista. Marília: Editora Unimar, 1999.

DUPRAT, Régis et al. A Arte Explicada de Contraponto de André da Silva Gomes. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.

GUIMARÃES, Elisa. Figuras de retórica e argumentação. In: MOSCA, Lineide do Lago Salvador (Org.). Retóricas de ontem e de hoje. 3. ed. São Paulo: Humanitas, 2004. p. 145-160.

JOACHIM, Harold H. A study ot the Ethics of Spinoza: Ethica Ordine Geometrico Demonstrata. Oxford: Clarendon Press, 1901.

LÓPEZ CANO, Rubén. Música y retórica en el Barroco. México: Gráfica da Universidade Nacional Autônoma do México, 2000. 2 v.

REBOUL, Olivier. Introdução à retórica. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SOARES, Eliel Almeida; NOVAES, Ronaldo; MACHADO NETO, Diósnio. Figuras retóricas no Ofertório da Missa de Quarta-feira de Cinzas de André da Silva Gomes. Música Hodie, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 71-86, jul./dez. 2012a. Disponível em: <https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/22631/13490>. Acesso em: 17 jul. 2017.

______. Retórica na música colonial brasileira: o uso da anaphora em André da Silva Gomes. In: ENCONTRO DE MUSICOLOGIA DE RIBEIRÃO PRETO, 4., 2012, Ribeirão Preto. Anais… Ribeirão Preto: Laboratório de Teoria e Análise Musical, 2012b. p. 301-306.

SOARES, Eliel Almeida; MACHADO NETO, Diósnio. A Aposiopesis em André da Silva Gomes. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MÚSICA NA AMAZÔNIA, Porto Velho, 2015. Anais… Boa Vista: Editora da UFRR, 2015. p. 337-348. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/0B76yJiCrjVAnS1p5ZnVrcGhaWFU/view>. Acesso em: 21 jun. 2017.

______. O uso de elementos retóricos no Gloria da Missa Abreviada em Ré de Manoel Dias de Oliveira. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MÚSICA IBERO-AMERICANA, 4. 2016, Belo Horizonte. Anais… Belo Horizonte: Escola de Música UFMG, 2016. p. 649-669.

Downloads

Publicado

2018-04-16

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O uso de elementos e figuras retóricas no Laudate Pueri de André da Silva Gomes. (2018). Revista Da Tulha, 4(1), 9-34. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.138621