Contribuições da rítmica de Dalcroze à preparação do colaborador musical
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.148894Palavras-chave:
colaboração musical, pedagogia musical, rítmica dalcroze, performance musical, música de câmaraResumo
O presente artigo, pautado na pesquisa da obra de Émile Jaques-Dalcroze, trata das contribuições que sua Rítmica pode vir a oferecer à preparação do pianista, com foco na colaboração musical, à medida que tem por objetivos a superação de arritmias, automatismos e a integração entre o corpo e a audição, bem como o desenvolvimento da escuta e da criatividade. Para isso, são delineadas as particularidades dessa atuação artística, tomando como principal referência teórica a obra de Martin Katz. Entende-se que essas contribuições podem, do mesmo modo, ser aplicadas a outros instrumentistas que se dedicam à música de câmara, pelas suas semelhanças performáticas, no que diz respeito especialmente à necessidade de perceber e corresponder musicalmente ao outro em uma interpretação conjunta.
Downloads
Referências
BACHMAN, Marie-Laure. Dalcroze today: an education through and into music. Oxford: Claredon Press, 1993.
BALLESTERO, Luiz Ricardo Basso. “As relações entre texto e música na performance da música vocal, a partir de publicações de pianistas colaboradores”. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 24., 2014, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPPOM, 2014.
BERCHTOLD, Alfred. Émile Jaques-Dalcroze et son temps. Lausanne: Editions L’Âge d’Homme, 2005.
DALCROZE, Émile Jaques. Le rythme, la musique et l’éducation. Lausanne: Foetisch Frères, 1921.
______. La musique et nous: notes sur notre double vie. Genève: PerretGentil, 1945.
______. Notes Bariolées. Genebra: Édition J.-H. Jeheber, 1948.
______. La rythmique. Lausanne: Jobin & Cie Éditeurs, 1916, 2 v.
______. GARDNER, Howard. Estruturas da Mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. Tradução: Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994.
KATZ, Martin. The Complete Collaborator: the pianist as partner. New York: Oxford University Press, 2009.
LIMA, Sonia Albano (Org.). Performance & interpretação musical: uma prática interdisciplinar. São Paulo: Musa, 2006.
NICOLETTI, Daniela Amaral Rodrigues. A educação estética através da música no segundo setênio: aproximações entre Rudolf Steiner e Émile Jaques-Dalcroze. 2017. Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
VASCONCELOS, António Ângelo. O conservatório de música: professores, organização e políticas. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 2002. Disponível em: <http://issuu-download.tiny-tools.com/print.php?doc_id=140215171512-fecb2c2391b02a4a55c0923a1861332d>. Acesso em: 12 out. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.