Contribuições da rítmica de Dalcroze à preparação do colaborador musical

Autores

  • Silvia Berg Universidade de São Paulo
  • Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.148894

Palavras-chave:

colaboração musical, pedagogia musical, rítmica dalcroze, performance musical, música de câmara

Resumo

O presente artigo, pautado na pesquisa da obra de Émile Jaques-Dalcroze, trata das contribuições que sua Rítmica pode vir a oferecer à preparação do pianista, com foco na colaboração musical, à medida que tem por objetivos a superação de arritmias, automatismos e a integração entre o corpo e a audição, bem como o desenvolvimento da escuta e da criatividade. Para isso, são delineadas as particularidades dessa atuação artística, tomando como principal referência teórica a obra de Martin Katz. Entende-se que essas contribuições podem, do mesmo modo, ser aplicadas a outros instrumentistas que se dedicam à música de câmara, pelas suas semelhanças performáticas, no que diz respeito especialmente à necessidade de perceber e corresponder musicalmente ao outro em uma interpretação conjunta.

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Biografia do Autor

  • Silvia Berg, Universidade de São Paulo

    Silvia Maria Pires Cabrera Berg, natural de São Paulo, é bacharel em Música com Habilitação em Composição pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade São Paulo (ECA-USP). Como bolsista do CNPq, realizou seus estudos de pós-graduação na Universidade de Oslo, onde fixou residência por 24 anos. Fundadora e regente do Ensemble Øresund de 1999 a 2000. Regente titular até janeiro de 2008, do tradicional Københavns Kammerkor e do Grupo AmaCantus. Realizou mais de duzentos concertos na Europa antes de seu retorno ao Brasil em 2008. Como compositora, têm tido suas obras executadas regularmente em concertos e festivais na Europa, América Latina e Estados Unidos, destacando-se sua participação no ISCM World Music Days, de Zagreb, em 2005, com ?Dobles del Páramo? para piano solo. Desde maio de 2008 é docente do Departamento de Música da ECARP (atualmente Departamento de Música da FFCLRP), na área de Educação Musical, atuando ainda nas áreas de Percepção Musical e Regência e Canto Coral.

  • Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti, Universidade de São Paulo

    Daniela Amaral Rodrigues Nicoletti é doutoranda em Música pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e mestre pela mesma instituição. É bacharel em Composição e Regência, pelo Instituto de Artes da UNESP, e formada em Canto, pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Sua carreira de musicista desdobra-se em três focos: canto, regência e educação musical. Atua, como educadora musical, no Ensino Formal e Informal, com crianças, desde 2004. Foi ministrante de oficinas de Canto-Coral pela Secretaria Municipal de Cultura de São Bernardo do Campo e pelo Sesc, preparadora vocal do Coro Municipal do Guarujá, coordenadora e artista-educadora do Programa de Iniciação Artística (PIÁ) da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Foi fundadora do Coral Patois, da Aliança Francesa, em 2010, tendo sido responsável por sua direção e preparação vocal até 2014, e do Núcleo Tessituras. Dedica-se à Música de Câmara, em diversas formações.

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Publicado

2018-09-13

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Contribuições da rítmica de Dalcroze à preparação do colaborador musical. (2018). Revista Da Tulha, 4(1), 138-161. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.148894