A evolução histórica do ensino da neuroanatomia

Autores

  • José Weber Vieira de Faria Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia.
  • Eberval Gadelha Figueiredo Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina.
  • Daniella Rodrigues Brito Universidade Estadual do Pará.
  • Manoel Jacobsen Teixeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i4p146-150

Palavras-chave:

Anatomia/educação, Anatomia/história, Neuroanatomia/educação, Neuroanatomia/história, Sistema nervoso/anatomia & histologia, Ensino/métodos, Educação médica/história, Educação de graduação em medicina/história.

Resumo

O estudo da neuroanatomia é mandatório e de fundamental importância para um bom exercício da medicina e, principalmente, da neurocirurgia. Esse artigo se propõe a revisar historicamente como ocorreu a evolução do ensino da neuro-anatomia em particular e da anatomia, em geral. Para essa finalidade foi realizada uma pesquisa com banco de dados em arquivos eletrônicos (PubMed, Lilacs) e em livros textos sobre o assunto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Weber Vieira de Faria, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Uberlândia.
    Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG.
  • Eberval Gadelha Figueiredo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina.
    Professor Associado da Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Chefe do Grupo de Neurocirurgia Vascular do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo, SP, Brasil.
  • Daniella Rodrigues Brito, Universidade Estadual do Pará.
    Estudante de Medicina, Universidade Estadual do Pará.
  • Manoel Jacobsen Teixeira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina.
    Professor Titular da Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Diretor da Divisão de Clínica Neurocirúrgica do Hospital das Clínicas da FMUSP, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Faria, J. W. V. de, Figueiredo, E. G., Brito, D. R., & Teixeira, M. J. (2014). A evolução histórica do ensino da neuroanatomia. Revista De Medicina, 93(4), 146-150. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v93i4p146-150