Avaliação do conhecimento na requisição correta dos exames de imagem dos internos de 5o e 6o ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP

  • Caroline Foltran Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
  • Lucianna Rossi Pizzol Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
  • Mayara Lucy Guimarães Castro de Santana Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
  • Marcio Robortella Fernandes Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
Palavras-chave: Radiologia/educação, Radiologia/métodos, Atenção primária à saúde, Educação médica, Estudantes de medicina.

Resumo

INTRODUÇÃO: A radiologia é uma especialidade médica em constante processo de modernização. Além da maior disponibilidade e funcionalidade dos métodos, maior é a demanda dos pacientes por exames. No entanto, nota-se uma inversão de valores na prática médica, no qual é comum o pedido de exames complementares de forma incorreta e indiscriminada a fim de suprir a anamnese falha. O estudo objetivou avaliar o conhecimento dos internos de 5º e 6º ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes (FMUMC) acerca da disciplina de Radiologia e Diagnóstico por Imagem. METODOLOGIA: É um estudo de delineamento transversal quantitativo analítico, pautado em questionários aplicados nos acadêmicos do 5º e 6º ano da FMUMC. Os dados foram analisados pelo programa estatístico Minitab e os participantes foram classificados de acordo com o percentual de desempenho: bom (≥ 60%), satisfatório (50-59,9%) e insatisfatório (≤49,9%). RESULTADOS: Após análise criteriosa de 114 questionários, as perguntas com maior índice de reprovação abordaram os seguintes temas com o respectivo percentual de erro: apontar os métodos diagnósticos associados a contraste (100%) e exame de primeira escolha para fratura óssea (97,37%), pneumonia (92.11%) e pneumotórax (90,8%). A média de acerto do questionário foi de 51,6% e o percentual da classificação final: bom desempenho (11,20%), satisfatório (50%) e insatisfatório (38,80%). DISCUSSÃO: Observou-se uma alta taxa de erros, principalmente em perguntas relacionadas a questões básicas de Radiologia. Destaca-se a falta de conhecimento dos acadêmicos acerca dos custos dos exames frente ao enorme gasto público brasileiro com exames solicitados desnecessariamente. As patologias mais frequentes de pronto atendimento foram negligenciadas e com pior desempenho dos participantes. CONCLUSÃO: Enfatiza-se a boa formação acadêmica na disciplina de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, por se tratar de uma ferramenta fundamental na prevenção na solicitação indiscriminada e incorreta de exames complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Foltran, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
Acadêmicas de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP.
Lucianna Rossi Pizzol, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
Acadêmicas de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP.
Mayara Lucy Guimarães Castro de Santana, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
Acadêmica de Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP.
Marcio Robortella Fernandes, Universidade de Mogi das Cruzes, Faculdade de Medicina
Docente Titular da Disciplina de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP.
Publicado
2015-10-29
Como Citar
Foltran, C., Pizzol, L., Santana, M., & Fernandes, M. (2015). Avaliação do conhecimento na requisição correta dos exames de imagem dos internos de 5o e 6o ano da Faculdade de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, SP. Revista De Medicina, 94(2), 126-134. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i2p126-134
Seção
Artigos