Complexo de Carney esporádico com Schwannoma melanocítico e carcinoma papilífero de tireóide: relato de caso

  • Luilson Geraldo Coelho Junior Faculdade Atenas
  • Débora Gonçalves da Silva Faculdade Atenas, Departamento de Endocrinologia e Metabolismo.
Palavras-chave: Complexo de Carney, Neoplasia endócrina múltipla, Neurilemoma, Carcinoma papilar/diagnóstico, Neoplasias da glândula tireoide/diagnóstico.

Resumo

Complexo de Carney é uma forma rara de neoplasia endócrina múltipla familiar de herança autossômica dominante. Está associado à alteração de pigmentação cutânea e mucosa, doença nodular adrenal pigmentosa primária, mixomas cardíacos, cutâneos ou vaginais, adenomas hipofisários funcionantes, neoplasia testicular, adenoma ou carcinoma de tireóide e cistos ovarianos. Cerca de 70% dos indivíduos diagnosticados com Complexo de Carney têm pais afetados e 30% apresentam a forma esporádica da doença. O complexo de Carney esporádico é raro, o que dificulta ainda mais o diagnóstico. Apresentamos um caso de uma paciente de 24 anos com schwanoma de células fusiformes e carcinoma papilífero de tireóide, tais achados, remetem ao diagnóstico de suspeição de Complexo de Carney.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luilson Geraldo Coelho Junior, Faculdade Atenas

Acadêmico do 5º ano de Medicina, Faculdade Atenas, Paracatu-MG, Brasil. Email: luilson-junior@hotmail.com.

Débora Gonçalves da Silva, Faculdade Atenas, Departamento de Endocrinologia e Metabolismo.

Médica Endocrinologista, Chefe do Departamento de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade Atenas, Paracatu, MG, Brasil. Email: deboraendocrino@yahoo.com.

Publicado
2016-07-21
Como Citar
Coelho Junior, L., & Silva, D. (2016). Complexo de Carney esporádico com Schwannoma melanocítico e carcinoma papilífero de tireóide: relato de caso. Revista De Medicina, 95(1), 33-36. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95i1p33-36
Seção
Relato de Caso