Antropologia Médica Vitalista: uma ampliação ao entendimento do processo de adoecimento humano

Autores

  • Marcus Zulian Teixeira Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p145-158

Palavras-chave:

Antropologia médica, Filosofia médica, Vitalismo, Homeopatia, Filosofia homeopática, Medicina tradicional chinesa, Energia vital em homeopatia, Qi, Espiritualidade.

Resumo

Antropologia é a ciência que tem como objetivo estudar o homem em sua pluralidade de modos de vida e de pensamento, incorporando os diversos aspectos da individualidade às suas modalidades de estudo (biológica, social, cultural e filosófica). Por sua vez, a Antropologia Médica estuda os fatores que influenciam o processo saúde-doença, incluindo os aspectos biossocioculturais e os variados sistemas de saúde. Seguindo o objetivo intrínseco de estudar o homem em sua pluralidade, a Antropologia Médica Vitalista fornece subsídios filosóficos para uma ampliação do entendimento do processo de adoecimento, analisando o mecanismo saúde-doença em conformidade com a estrutura ontológica humana. Fundamentando o diagnóstico e o tratamento das doenças em diversas racionalidades médicas não convencionais (Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Tradicional Indiana, Medicina Homeopática e Medicina Antroposófica), a concepção vitalista é uma doutrina filosófica que considera a existência de uma força (princípio) vital responsável pela manutenção da saúde e da vida, unida substancialmente ao corpo físico. Além disso, valorizando a interação de outras instâncias superiores da individualidade humana (mente, alma e espírito) no equilíbrio fisiológico-vital, a concepção vitalista inclui a influência dos pensamentos, sentimentos e emoções na etiopatogenia e na evolução das doenças, aspectos difundidos pela dinâmica psicossomática moderna e pelo recente campo de pesquisas que relaciona a saúde à espiritualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcus Zulian Teixeira, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo
    Médico homeopata, Doutor em Ciências Médicas pela FMUSP, Pós-doutorando do Departamento de Ginecologia da FMUSP, Coordenador da disciplina optativa "Fundamentos da Homeopatia - MCM0773" da FMUSP.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Teixeira, M. Z. (2017). Antropologia Médica Vitalista: uma ampliação ao entendimento do processo de adoecimento humano. Revista De Medicina, 96(3), 145-158. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p145-158