Liga de Neurocirurgia, uma experiência de vinte anos

  • Vinicius Alves Cavalieri Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Eberval Gadelha Figueiredo Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia
  • Manoel Jacobsen Teixeira Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia
Palavras-chave: Educação médica, Neurocirurgia/educação, Educação continuada, Educação médica/métodos, Ensino/métodos, Educação de graduação em medicina, Aprendizagem.

Resumo

A liga de neurocirurgia da Faculdade de Medicina da USP (LNC) é uma liga com 20 anos de história. Atualmente conta com 25 membros distribuídos entre o segundo e quinto ano da graduação. Dentre suas atividades (divididas em obrigatórias e opcionais) temos: aulas teóricas, atividades de enfermarias com discussão de casos clínicos, plantões no pronto-socorro, acompanhamento de procedimentos neurocirúrgicos, dissecções no Serviço de Verificação de Óbito da Capital (SVOC), e atividades de iniciação científica. Durante todo esse período conseguimos disseminar informações sobre a especialidade e consolidar competências nos estudantes de medicina não preenchidas pelo currículo atual. Já produzimos diversos artigos publicados em revistas indexadas nacional e internacionalmente (apresentados em mais de 50 congressos), ajudamos a escrever um livro voltado para alunos de graduação e produzimos diversos cursos de aprimoramento para os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Alves Cavalieri, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
Aluno de graduação - Medicina FMUSP
Eberval Gadelha Figueiredo, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia

Professor Associado do Departamento de Neurologia, Disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da USP. Email: ebgadelha@yahoo.com.

Manoel Jacobsen Teixeira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Neurologia
Professor Titular da disciplina de Neurocirurgia da Faculdade de Medicina da USP. Email: manoeljacobsen@gmail.com.
Publicado
2016-07-21
Como Citar
Cavalieri, V., Figueiredo, E., & Teixeira, M. (2016). Liga de Neurocirurgia, uma experiência de vinte anos. Revista De Medicina, 95(1), 30-32. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v95i1p30-32
Seção
Ligas