Relatos de médicos sobre a experiência do processo de morrer e a morte de seus pacientes

  • Jacqueline Kaori Tozaki Tamada Universidade de Mogi das Cruzes
  • Aline Skawinski Dalaneze Universidade de Mogi das Cruzes
  • Luci Mendes de Melo Bonini Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
  • Tatiana Ribeiro de Campos Melo Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
Palavras-chave: Educação médica, Morte, Médicos, Saúde pública.

Resumo

A morte é concebida diferentemente em cada cultura, e, sendo assim, cada povo tem uma forma de abordar, estudar e debater seus conceitos. Entre os médicos não é diferente, pois ela faz parte de sua profissão, principalmente nas especialidades que lidam com as situações terminais. O objetivo dessa pesquisa foi compreender como os médicos, de diferentes especialidades, encaram a morte iminente ou constatada de pacientes e identificar se houve, na sua formação acadêmica, algum preparo para isso. Esta pesquisa foi descritiva, de abordagem qualitativa e de corte transversal. Através de uma entrevista semiestruturada, cada um dos 9 profissionais abordados expressou o seu entendimento sobre a morte e relatou seu preparo para lidar com ela. Para análise dos dados quantificou-se gênero, idade e tempo de formação. Para as respostas abertas, criaram-se três categorias: 1) como cada profissional encara a morte do seu paciente; 2) se houve algum preparo para lidar com a morte de seus pacientes (formal ou não); 3) renovação de energias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Kaori Tozaki Tamada, Universidade de Mogi das Cruzes

Trabalho apresentado no XVIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes, 2015.
Estudante de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

Aline Skawinski Dalaneze, Universidade de Mogi das Cruzes

Trabalho apresentado no XVIII Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Mogi das Cruzes, 2015.
Estudante de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes.

Luci Mendes de Melo Bonini, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
Dra. em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, pesquisadora no Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT-USP). Rua Cardoso Siqueira, 3232. CEP: 08790-900 - Mogi das Cruzes, SP.
Tatiana Ribeiro de Campos Melo, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)
Coordenadora do Curso de Odontologia e pesquisadora no Mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200. CEP: 08780-911 - Mogi das Cruzes, SP.
Publicado
2017-06-09
Como Citar
Tamada, J., Dalaneze, A., Bonini, L., & Melo, T. (2017). Relatos de médicos sobre a experiência do processo de morrer e a morte de seus pacientes. Revista De Medicina, 96(2), 81-87. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i2p81-87
Seção
Artigos