Estudantes de medicina dos três primeiros anos são os principais ingressantes na Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência

Autores

  • Mateus de Sousa Rodrigues Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Ivan Martins Galvão Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p136-139

Palavras-chave:

Estudantes de medicina/classificação, Medicina de emergência/educação, Educação médica, Educação de graduação em medicina/tendências.

Resumo

A Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência (LAMURGEM) é uma entidade sem fins lucrativos que estuda as emergências clínicas e cirúrgicas e desenvolve atividades nessa área. No entanto, não existem estudos que abordam o perfil dos ingressantes nessa liga e os fatores que levam os estudantes a realizarem essa escolha. Esse estudo retrata o padrão dos inscritos e ingressantes na LAMURGEM, comparando os resultados obtidos com os achados da literatura. Trata-se de um estudo transversal, realizado a partir da análise dos trinta e oito estudantes inscritos no processo seletivo da LAMURGEM em 2016. Foi analisado o perfil dos estudantes inscritos e ingressantes de acordo com o período cursado. 100% dos estudantes inscritos estavam entre o segundo e o sexto período do curso de medicina, e o número de inscritos no processo seletivo diminuiu ao longo dos períodos. Esse trabalho mostra que estudantes dos primeiros períodos são os ingressantes majoritários na LAMURGEM, confirmando os resultados abordados nas literaturas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mateus de Sousa Rodrigues, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
    Discente de medicina na Universidade Federal do Vale do São Franscisco (UNIVASF). Pesquisador CNPq-UNIVASF. Membro da Liga Acadêmica de Urgência e Emergência da UNIVASF.
  • Ivan Martins Galvão, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
    Médico de Família e Comunidade, especialista em Dermatologia e docente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIFASP), Petrolina, PE, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estudantes de medicina dos três primeiros anos são os principais ingressantes na Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência. (2017). Revista De Medicina, 96(3), 136-139. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p136-139