Compreendendo o processo de assédio moral no trabalho: diferenças entre assédio moral organizacional e interpessoal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i1p1-13

Palavras-chave:

Bullying/prevenção e controle, Bullying/estatística e dados numéricos, Violência no trabalho/psicologia, Violência no trabalho/prevenção e controle, Local de trabalho/psicologia, Comportamento social, Assédio moral no trabalho, Assédio moral interpessoal.

Resumo

Objetivos: compreender o processo de assédio moral no trabalho com base nas percepções de 64 pacientes avaliados no Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo e comparar as práticas e políticas organizacionais e os dados sócio-demográficos associados ao assédio moral interpessoal e ao assédio moral organizacional. Método: integração de métodos qualitativos e quantitativos; dados coletados entre 2007 e 2012. O protocolo psicológico constituiu-se de 4 entrevistas para coleta de dados e uma consulta para orientação. Foi realizada análise estatística descritiva complementada por tabelas de contingência entre variáveis de interesse, verificando a existência de associações por meio de testes (com nível de significância de 10%). Resultados: as associações com assédio moral organizacional foram: idade entre 40 e 50 anos, trabalho em empresas privadas, realizar horas extras, falta de controle sobre o ritmo de trabalho, número insuficiente de funcionários, sobrecarga de trabalho, altos níveis de pressão temporal, sujeito a deadlines, inexistência de um sistema de recompensas, maior exigência cognitiva, formas de assédio – humilhação, pressão por produção, discriminação/falta de equidade e relacionado a salários e benefícios. As associações com o assédio moral interpessoal foram: bom relacionamento com colegas, falta de reconhecimento pela empresa, inadequação do posto de trabalho, layout e ferramentas de trabalho, diagnostico não relacionado a circunstâncias familiares e predominância de outras formas de assédio. Conclusão: O assédio moral no trabalho é um processo complexo e multifacetado. A existência de dois fenômenos distintos – o assédio moral interpessoal e o assédio moral organizacional foi revelado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Debora Miriam Raab Glina, Ipq- FMUSP
    Aposentada da Secretaria Municipal da Saúde, professora no Curso de Transtornos Mentais no Trabalho e Saúde Mental no Trabalho e no de Psicologia da Saúde Ocupacional do Instituto de Psiquiatria, FMUSP
  • Lys Ester Rocha, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Lys E. Rocha (in memoriam).
    Physician, specialist in Occupational Medicine, specialist in Ergonomics, Master and MD in Preventive Medicine. Professor Department of Forensic Medicine, Medical Ethics and Social and Work Medicine, School of Medicine, University of São Paulo, São Paulo, Brazil.

Downloads

Publicado

2017-03-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Glina, D. M. R., & Rocha, L. E. (2017). Compreendendo o processo de assédio moral no trabalho: diferenças entre assédio moral organizacional e interpessoal. Revista De Medicina, 96(1), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i1p1-13