Avaliação do controle da asma em crianças e adolescentes do Programa Respirar da cidade de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Bruna Almeida Lage Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)
  • Debora David de Souza Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)
  • Rosimar Freitas Oliveira Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)
  • Walquíria Carolina Catenacci Cardoso Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)
  • Lea Rache Gaspar Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p165-171

Palavras-chave:

Asma/prevenção & controle, Asma/terapia, Criança, Adolescente, Planos e programas de saúde, Brasil/epidemiologia.

Resumo

Introdução: A asma é uma das principais causas de morbidade na infância, ocasionando grandes prejuízos aos pacientes. O Programa Respirar foi implantado na cidade de Ipatinga, localizada na região do leste mineiro, em abril de 2003 visando ao atendimento às crianças e adolescentes asmáticos com indicação do uso de anti-inflamatório inalado profilático. O objetivo deste estudo foi avaliar o controle da asma dos pacientes inseridos no Programa Respirar. Métodos: estudo longitudinal retrospectivo, com 305 pacientes portadores de asma com indicação de corticoterapia inalatória, com idades entre sete e 19 anos selecionados aleatoriamente no Programa Respirar da cidade em questão, mediante análise de prontuários referentes a janeiro de 2012 a dezembro de 2015. A análise estatística foi realizada utilizando os programas EpiData (3.03) e SPSS (19.0) e para a análise descritiva, tabelas de distribuição de frequência e medidas de tendência central (média) e de variabilidade (desvio padrão, mínimo e máximo). Para a comparação das variáveis clínicas no início e após a entrada no programa, foi aplicado o teste de McNemar no caso de variáveis categóricas e teste T-pareado para as variáveis numéricas. Em todas as análises, foi considerado nível de significância de 5%. Resultados: Quando comparadas as variáveis clínicas antes e depois de três anos de entrada no Programa Respirar, 51% dos pacientes melhoraram a classificação da asma, 60,1% das crianças diminuíram o número de hospitalizações por crise de asma e 86,7% reduziram o número de idas ao pronto-atendimento por crises de asma. Essas diferenças foram estatisticamente significativas (valor de p < 0,001). Conclusão: Os pacientes assistidos pelo Programa Respirar mantêm melhor controle sobre as crises de asma, reduzindo significativamente as hospitalizações e idas ao pronto-socorro por decorrência da doença.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bruna Almeida Lage, Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)

    Acadêmica do curso de Medicina, Instituto Metropolitano de Ensino Superior IMES - Univaço, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil.

     

  • Debora David de Souza, Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)
    Acadêmica do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior/IMES - Univaço, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil.
  • Rosimar Freitas Oliveira, Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)
    Graduada em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário de Caratinga - UNEC. Acadêmica de Medicina pelo Instituto Metropolitano de Ensino Superior/IMES - Ipatinga-MG.
  • Walquíria Carolina Catenacci Cardoso, Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)
    Graduada em Fisioterapia pela UNILESTE, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil. Pós-graduação em Gestão em Serviço Público de Saúde pelo SENAC, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil. Pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar pela UNIPAC, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil. Acadêmica do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior/IMES - Univaço, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil.
  • Lea Rache Gaspar, Instituto Metropolitano de Ensino Superior (IMES)

    Docente de Saúde da Criança e do Adolescente e Emergências Pediátricas do curso de Medicina do Instituto Metropolitano de Ensino Superior/IMES – Univaço, Ipatinga, Minas Gerais, Brasil. Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade Federal do Rio Grande do Norte. Doutoranda no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-09-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lage, B. A., Souza, D. D. de, Oliveira, R. F., Cardoso, W. C. C., & Gaspar, L. R. (2017). Avaliação do controle da asma em crianças e adolescentes do Programa Respirar da cidade de Ipatinga, Minas Gerais, Brasil. Revista De Medicina, 96(3), 165-171. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p165-171