Morte súbita cardíaca em atletas e testes genéticos para as canalopatias

  • Claudia Yamada Utagawa Centro Universitário de Volta Redonda
  • Pedro de Souza Rondinelli Centro Universitário de Volta Redonda
  • Sarah Sterphane Fernandes Centro Universitário de Volta Redonda
Palavras-chave: Canalopatias, Morte súbita cardíaca, Cardiomegalia induzida por exercícios, Testes genéticos.

Resumo

Ocasionalmente ocorrem mortes súbitas em atletas e sabe-se que um percentual desses eventos é por morte súbita cardíaca (MSC), algumas delas por canalopatias, doenças que muitas vezes possuem manifestação silenciosa. A presente revisão sistemática visa analisar a relevância da adoção de testes moleculares para o diagnóstico precoce dessas canalopatias afim de se diminuir a incidência de MSC em atletas de elite. Para analisar a questão proposta, foi realizado levantamento bibliográfico na base de dados Pubmed, utilizando as palavras-chaves channelopathies, sudden cardiac death e athlete’s heart syndrome, sendo resgatados 35 artigos. Desses, dezoito artigos eram revisões sistemáticas, um estudo prospectivo e um estudo de corte e, no final, vinte artigos foram selecionados. De acordo com os resultados encontrados, percebeu-se que pelo fato das canalopatias serem doenças genéticas que podem ser hereditárias, a história familiar deve ser sempre valorizada durante a anamnese. Além disso, cerca de 3,6% das mortes súbitas são causadas por canalopatias em atletas. Os testes genéticos para as principais canalopatias entretanto, não se mostraram eficazes na prevenção de morte súbita cardíaca pelo alto custo, baixa disponibilidade, baixo valor preditivo negativo (<40%) e poucos estudos prospectivos bem delineados com uma população estatisticamente significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Yamada Utagawa, Centro Universitário de Volta Redonda
Especialista em Pediatria e Genética Clínica pelo Instituto da Criança - HCFMUSP,  doutorado em Educação, Difusão e Gestão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.
Pedro de Souza Rondinelli, Centro Universitário de Volta Redonda
Acadêmico do 10º período do Curso de Medicina, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, BR.
Sarah Sterphane Fernandes, Centro Universitário de Volta Redonda
Acadêmica do 10º período do Curso de Medicina, Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, RJ, BR.
Publicado
2017-09-29
Como Citar
Utagawa, C., Rondinelli, P., & Fernandes, S. (2017). Morte súbita cardíaca em atletas e testes genéticos para as canalopatias. Revista De Medicina, 96(3), 159-164. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p159-164
Seção
Artigos