Análise epidemiológica das oclusões arteriais agudas dos membros inferiores em hospital terciário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p264-270

Palavras-chave:

Embolia e trombose, Isquemia, Doença arterial periférica/epidemiologia, Extremidade inferior, Lower extremity.

Resumo

Introdução: a oclusão arterial aguda (OAA) dos membros inferiores é qualquer diminuição ou piora súbita na perfusão do membro, que determine ameaça à sua viabilidade. Objetivos: analisar as características epidemiológicas dos pacientes portadores de OAA em um hospital terciário. Casuística e Métodos: estudo retrospectivo e transversal, com revisão de prontuários de pacientes internados devido OAA em membros inferiores ocorridas de 2013 a 2016. Foram analisadas as variáveis: idade, sexo, comorbidades (diabete melito, hipertensão arterial sistêmica, cardiopatias), tabagismo, tratamento e evolução durante a internação. Foi utilizado o teste do Qui-quadrado para comparação entre os grupos. Resultados: foram avaliados 51 pacientes (52,9% sexo masculino), com média de idade de 68 anos em ambos os sexos. Entre as comorbidades, 78,4% eram hipertensos, 66,7% tabagistas, 35,3% portadores de fibrilação atrial, e 27,4% diabéticos. Dezesseis casos evoluíram para amputação, sendo 14 amputações maiores. Não houve diferença estatística significativa nas comorbidades entre os grupos que evoluíram ou não para amputação. No entanto, os pacientes classificados como Rutherford III apresentaram índices maiores de amputação (p=0.0043). O procedimento cirúrgico mais comum foi a tromboembolectomia, realizada em 39,7%, seguido da revascularização endovascular, em 12,70%. Conclusão: o tratamento endovascular ainda é pouco indicado nos casos de OAA, recaindo na cirurgia convencional a opção de revascularização imediata do membro. Os pacientes portadores de OAA de membro inferior possuem alta prevalência de fatores de risco para doença aterosclerótica, apesar de os mesmos não estarem diretamente relacionados à perda do membro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Melissa Andreia de Moraes-Silva, Faculdade de Medicina de Itajubá, Itajubá, MG, BR

    Cirurgiã Vascular. Professora Adjunta da Disciplina de Cirurgia Vascular. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

  • Gabriela Bueno, Faculdade de Medicina de Itajubá, Itajubá, MG, BR
    Acadêmica do 6º ano do Curso de Medicina da FMIt.
  • Seleno Glauber de Jesus-Silva, Faculdade de Medicina de Itajubá, Itajubá, MG, BR
    Cirurgião Vascular. Professor Assistente da Disciplina de Clínica Cirúrgica.
  • Arturo Eduardo Krupa, Faculdade de Medicina de Itajubá, Itajubá, MG, BR
    Cirurgião Vascular. Professor Titular da Disciplina de Cirurgia Vascular.
  • Rodolfo Souza Cardoso, Faculdade de Medicina de Itajubá, Itajubá, MG, BR
    Cirurgião Vascular. Professor Titular da Disciplina de Clínica Cirúrgica.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Moraes-Silva, M. A. de, Bueno, G., Jesus-Silva, S. G. de, Krupa, A. E., & Cardoso, R. S. (2017). Análise epidemiológica das oclusões arteriais agudas dos membros inferiores em hospital terciário. Revista De Medicina, 96(4), 264-270. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i4p264-270