NEU: recurso de aproximação do estudante de medicina com a comunidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p140-144Palavras-chave:
Relações comunidade-instituição, Assistência integral à Saúde, Participação da comunitária, Estudantes de medicina, Educação médica/recursos humanos, Humanização da assistência, Expedições.Resumo
Fazem parte da formação do profissional médico o fortalecimento da cidadania e a capacitação para atuar na promoção e prevenção da saúde em diferentes realidades socioculturais. Assim, o Núcleo de Extensão Universitária (NEU) do curso de medicina – UNIFENAS - BH foi planejado como um recurso que proporcionará o intercâmbio de saberes entre acadêmicos de medicina, docentes e a comunidade. Objetivo: o NEU propõe uma maior vinculação entre universitários e membros da comunidade, a fim de aproximá-los da realidade brasileira, bem como atuar em localidades carentes por meio de projetos variados, ressaltando a importância da medicina humanizada. Método: Em julho de 2016, o NEU, durante sete dias, realizou sua primeira expedição em Urucânia – MG. Foram desenvolvidas oficinas de música, higienização e abordados temas, como violência e educação sexual para crianças e adolescentes. Com a população adulta foi debatido sobre violência contra a mulher, vínculo afetivo, saúde do homem e amamentação. Por demanda da cidade, foi incluído um projeto para o centro de reabilitação de usuários de drogas. Para o público idoso a abordagem incluiu oficinas de hipertensão e diabetes, grupo de caminhada e visitas ao asilo. Além do público-alvo já mencionado, as atividades abrangeram educadores, agentes municipais de saúde e lideranças comunitárias. Resultados: As ações promovidas pelo NEU foram positivas para a população de Urucânia, bem como para os membros do grupo, possibilitando reflexões que engrandeceram a formação acadêmica e pessoal dos integrantes. Em relação às dificuldades, o grupo enfrentou, em alguns momentos, falta de estrutura, desinteresse de algumas instituições e a imprevisibilidade do público. Conclusão: Nessa expedição, a verdadeira essência do ser médico se mostrou efetiva, contribuindo para o desenvolvimento do município e para o fortalecimento do conceito de corresponsabilidade social entre acadêmico e comunidade.