O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de início tardio é um diagnóstico válido em adultos?

Palavras-chave: Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, Validade dos testes, Adolescente, Adulto, Adulto jovem.

Resumo

INTRODUÇÃO: O paradigma atual do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) o entende como um transtorno do neurodesenvolvimento de início na infância, que pode persistir na vida adulta. Entretanto, foi levantada a hipótese de uma síndrome de TDAH de início tardio (idade de início >12 anos). OBJETIVO: Avaliar o atual estado do conhecimento em relação ao TDAH de início tardio. MATERIAL E MÉTODOS: Revisão sistemática da literatura usando as bases de dados PubMed (MEDLINE) e SCOPUS. RESULTADOS: Nós encontramos seis estudos que relatam dados corroborando a existência do TDAH de início tardio: cinco da busca no PubMed e um dos artigos sem sobreposição da busca no SCOPUS. DISCUSSÃO: Apesar do pequeno número de estudos, das diferenças de metodologia entre eles e da presença de limitações em todos eles, os dados relativos a aspectos clínicos oferecem alguma sustentação para a validade de conteúdo do diagnóstico de TDAH em adultos de início tardio. CONCLUSÕES: Embora muitas controvérsias ainda existam e estudos confirmando sua validade de construto são necessários, TDAH de início tardio pode ser um diagnóstico válido em adultos. Portanto, clínicos devem considerar o diagnóstico e tratamento de TDAH em adultos de início tardio ao invés de simplesmente negligencia-lo devido ao critério de idade de início.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Xavier Neto, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9343934791183107

Sofia Amaral Medeiros, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina FMUSP
Acadêmica do segundo ano.
Luiza de Campos, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina FMUSP
Acadêmica do terceito ano.
Renério Fráguas Junior, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina FMUSP
Professor Associado do Departamento de Psiquiatria.
Publicado
2018-03-15
Como Citar
Xavier Neto, M., Medeiros, S., de Campos, L., & Fráguas Junior, R. (2018). O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) de início tardio é um diagnóstico válido em adultos?. Revista De Medicina, 97(1), 71-80. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i1p71-80
Seção
Artigos de Revisão/Review Articles