Metodologia de ensino no treinamento de habilidades cirúrgicas

Palavras-chave: Cirurgia geral/educação, Educação/métodos, Capacitação/métodos, Treinamento por simulação/métodos.

Resumo

Esse manuscrito tem como objetivo revisar dados da literatura relacionados ao treinamento cirúrgico para  alunos de graduação me medicina.  Essa revisão demostrou que  alguns  pré requesitos são necessários para se realizar treinamento cirúrgico de maneira eficaz: supervisão direta, repetições  pré-determinadas de acordo com a complexidade  da atividade a ser ensinada, modelos de simuladores válidos, número de alunos por modelo. Esse manuscrito também  discutiu como o programa cirúrgico pode levar a competência  pelo desenvolvimento do pensamento crítico e pela integração curricular baseado no racional da  utilização de um programa de treinamento por  simuladores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina P. Camargo, Hospital das Clínicas HCFMUSP, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo
Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1988). Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela FMUSP (2014).
José Otavio Costa Auler Junior, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de Sao Paulo, Sao Paulo, SP, BR

Dean of FMUSP, Full Professor and Head, Division of Anesthesiology, School of Medicine, Laboratory of Anesthesiology (LIM-08), University of São Paulo, SP, Brazil

Publicado
2018-03-15
Como Citar
Camargo, C., Gemperli, R., & Auler Junior, J. O. C. (2018). Metodologia de ensino no treinamento de habilidades cirúrgicas. Revista De Medicina, 97(1), 7-11. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i1p7-11
Seção
Artigos/Articles