Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Surto de febre reumática aguda em paciente de 61 anos

Leandro Pedro Goloni Bertollo, Vanessa Lopes Vieira, Guilherme Henrique Ribeiro de Carvalho, Giovanna Ferrari D'Angelo, Mateus Henrique Fernandes Martins da Silva, José Soares Júnior, Guilherme Sobreira Spina

Resumo


O estudo e a descrição da febre reumática aguda (FRA) em adultos é escasso, dado que sua ocorrência é rara acima dos 40 anos de idade. Descrevemos um episódio de FRA em paciente feminina de 61 anos com uma história de um mês de dor retrosternal, dispnéia, ortopnéia e tosse não-produtiva. Dopplerecocardiograma revelou achados novos de espessamento da valva mitral, calcificação, mobilidade reduzida e regurgitação significativa, além de uma fração de ejeção de 39% e aumento dos diâmetros do ventrículo esquerdo e do átrio esquerdo. Ressonância magnética cardíaca confirmou importante disfunção e aumento de diamêtro sistólico do ventrículo esquerdo, com insuficiência mitral grave e ausência de realce tardio ou edema miocárdico. PET/CT com 18F-FDG mostrou aumento de captação na parede ventricular esquerda e na musculatura papilar. A biópsia endomiocárdica confirmou miocardite linfohistiocitária leve. Tratada com prednisona e azatioprina, além de profilaxia secundária com penicilina G e otimização da prescrição, a paciente apresentou melhora clínica significativa no seguimento.

Palavras-chave


Febre reumática; Meia-idade; Miocardite; Tomografia computadorizada com tomografia por emissão de pósitrons; Azatioprina.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i2p244-247

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.