Trombocitopenia induzida por heparina: do diagnóstico ao tratamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i2p160-164

Palavras-chave:

Trombocitopenia, Trombocitopenia/diagnóstico, Trombocitopenia/terapia, Heparina, Anticogulantes.

Resumo

A heparina é largamente utilizada na prática clínica como droga anticoagulante. Trombocitopenia induzida por heparina (TIH) é uma síndrome imune-hematológica que resulta na ativação plaquetária decorrente do uso de heparina, com uma incidência em torno de 1 a 6%. Pode ser classificada em tipo I e II, sendo esta mais grave e potencialmente letal. O somatório de achados clínicos e laboratoriais compatíveis com HIT e positividade para anticorpo HIT é necessário para confirmação diagnóstica. A escala de probabilidade de Warkentin auxilia no diagnóstico de TIH, com alto valor preditivo negativo. Uma abordagem adequada incluindo a suspensão precoce da heparina é mandatória. O esquema de anticoagulação alternativa se faz necessário, com preferência pelo uso dos inibidores diretos da trombina. O uso de fondaparinux nesse contexto mostrou benefícios, embora sejam necessários ensaios clínicos randomizados para melhor nível de evidência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcelo Antônio Oliveira Santos, Centro Universitário Maurício de Nassau
    Graduando em Medicina, Centro Universitário Maurício de Nassau.Diretor Científico do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia e Cardiologia da Universidade Federal de Pernambuco.
  • Lucas Soares Bezerra, Centro Universitário Maurício de Nassau
    Diretor Geral do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia e Cardiologia (EPICARDIO) da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE. Graduando em Medicina pelo Centro Universitário Maurício de Nassau, Recife, PE.

Downloads

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Trombocitopenia induzida por heparina: do diagnóstico ao tratamento. (2018). Revista De Medicina, 97(2), 160-164. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i2p160-164