Tratamento conservador de prolapso de órgão pélvico com pessário: revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i2p154-159

Palavras-chave:

Pessários, Prolapso de órgão pélvico, Qualidade de vida, Literatura de revisão como assunto.

Resumo

INTRODUÇÃO: O prolapso de órgãos pélvicos (POP) sintomático afeta a qualidade de vida (QV) das mulheres e demanda tratamento. Por ser mais prevalente em pacientes idosas seu tratamento cirúrgico pode ser limitado por contraindicações clínicas ou desejo da paciente por um tratamento conservador; e por isso estas pacientes poderão se beneficiar com o uso de pessários. OBJETIVO: analisar os trabalhos publicados referentes ao impacto na qualidade de vida (QV) das mulheres com POP através do tratamento com pessário, bem como os fatores descritos como risco para o insucesso deste método. MÉTODO: revisão bibliográfica utilizando as Bases de Dados Scientific Electronic Library On-line (SciELO) e PubMed®, com os termos “pelvic organ prolapse, pessary and quality of life” publicados entre janeiro de 2011 a dezembro de 2016. RESULTADO: Os estudos mostram que o tratamento com pessário apresenta boa evolução, melhorando a sintomatologia causada pelo prolapso, semelhantes às pacientes que foram submetidas à tratamento cirúrgico. Os questionários para avaliação de QV utilizados foram diversificados, mas todos observaram melhora. CONCLUSÃO: o tratamento conservador com pessário é uma opção viável para mulheres com POP mesmo em estadio avançado, mas é mais utilizado naquelas nas quais há contraindicação para tratamento cirúrgico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristiane Regina Barros, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
    Fisioterapeuta especialista em obstetrícia e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Itu, São Paulo, SP.
  • Rogério Bonassi Machado, Faculdade de Medicina de Jundiaí
    Professor Adjunto do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí, SP
  • Ana Carolina Marquesini de Camargo, Faculdade de Medicina de Jundiaí
    Professor Adjunto do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Jundiaí, SP.
  • Thomaz Rafael Gollop, Faculdade de Medicina de Jundiaí
    Professor Associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, Coordenador do Serviço de Assoalho Pélvico do Hospital Universitário de Jundiaí, Jundiaí, SP.

Publicado

2018-06-15

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Tratamento conservador de prolapso de órgão pélvico com pessário: revisão de literatura. (2018). Revista De Medicina, 97(2), 154-159. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i2p154-159