Substitutivos do modelo animal no ensino de técnica cirúrgica

uma revisão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i6p561-568

Palavras-chave:

Educação superior, Educação médica, Treinamento por simulação, Modelos anatômicos, Modelos estruturais, Impressão tridimensional

Resumo

A utilização de modelos animais vivos no ensino da Técnica Cirúrgica nas Escolas de Medicina foi reduzida devido principalmente ao debate bioético. Assim, são necessárias alternativas para que a qualidade na formação do acadêmico se mantenha adequada. O objetivo do artigo foi proceder uma revisão na literatura atual sobre os métodos alternativos ao modelo animal vivo para o ensino da Técnica Operatória no curso de graduação em medicina, considerando a relação custo /benefício. Para isso, foi realizada uma revisão da bibliografia em artigos científicos publicados nas plataformas SciELO, PubMed e Google Acadêmico, nos últimos 15 anos, com uso dos descritores: Ensino médico; treinamento com simulador; modelos cirúrgicos; modelos estruturais; impressão em 3D. Existem diversos modelos que foram desenvolvidos como alternativa para o uso de animais vivos no ensino de técnica operatória. Eles variam desde tecido sintético para treinamento em suturas, passando por cadáveres quimicamente preservados e modelos impressos por impressoras 3D, até chegar aos sofisticados simuladores computadorizados. Os modelos existentes atualmente, seja o sintético, os modelos 3D ou os simuladores, ainda apresentam certas limitações, mas com o advento das novas tecnologias novas alternativas estão surgindo e, com certeza complementarão de forma eficaz o ensino de cirurgia nas Escolas de Medicina.

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Biografia do Autor

  • João Victor Tavares Mendonça Garretto, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

    Acadêmico do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas de MG. Monitor da disciplina de Técnica Cirúrgica.

  • Fábio Pimentel Martins, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

    Professor Assistente da Disciplina de Técnica Cirúrgica e Coordenador do Internato de Medicina de Urgência da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais com Capacitação em Simulação Realística.

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão/Review Articles

Como Citar

Garretto, J. V. T. M., & Martins, F. P. (2018). Substitutivos do modelo animal no ensino de técnica cirúrgica: uma revisão. Revista De Medicina, 97(6), 561-568. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i6p561-568