Coexistência de psoríase vulgar e lúpus eritematoso sistêmico

relato de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i1p78-81

Palavras-chave:

Psoríase, Lúpus eritematoso sistêmico, Doenças autoimunes

Resumo

Psoríase e Lúpus eritematoso sistêmico (LES) são doenças autoimunes de etiologia multifatorial, com envolvimento de fatores genéticos e não genéticos. O objetivo deste relato de caso é expor de maneira clara e sucinta uma associação rara de patologias autoimunes, que, de acordo com algumas características clínicas semelhantes (artralgia e lesões cutâneas), podem dificultar ou postergar o diagnóstico de sua coexistência. Além disso, é de suma importância à comunidade médica o conhecimento a respeito do tratamento desta condição, já que existe a possibilidade de exacerbação ou piora de uma, ou de ambas as doenças. Relata-se o caso de uma mulher de meia idade, portadora de psoríase e que desenvolveu, posteriormente, LES. O tratamento do LES agudo foi feito com Prednisona em baixas doses associado à Ciclosporina. Já a terapia de manutenção está sendo feita com Adalimumab, resultando em melhor controle da artralgia e das lesões psoriásicas. Conclui-se que devido ao limitado número de pacientes psoriásicos complicados com LES, o diagnóstico e também o tratamento desta condição podem ser um desafio para o médico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Livia Grassi Guimarães, Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC

    Médica titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Coordenadora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Dermatologia UNESC, ES.

Publicado

2019-04-24

Edição

Seção

Relato de Caso/Case Report

Como Citar

Dadalto, K. P., Guimarães, L. G., & Marchióri, K. C. P. (2019). Coexistência de psoríase vulgar e lúpus eritematoso sistêmico: relato de caso. Revista De Medicina, 98(1), 77-80. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i1p78-81