Chemical components separation with the use of Botulinum toxin A

a critical review for correction of ventral hernia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i6p569-573

Palavras-chave:

Toxinas botulínicas tipo A, Herniorrafia, Parede abdominal/cirurgia, Hernia ventral, Hernia incisional

Resumo

Introdução: Hérnias ventrais são um resultado prevalente de cirurgias abdominais que podem representar um desafio cirúrgico em casos complexos, principalmente devido à tensão na musculatura da parede abdominal. A falha na correção cirúrgica pode levar a necessidade de um tratamento mais mórbido, além de um considerável impacto socioeconômico. Para que o risco de complicações seja menor, o uso da toxina botulínica A (TBA) pode ser uma alternativa pré-operatória para reduzir a tensão da parede abdominal, através de uma paralisia sustentada e reversível. Esta revisão crítica da literatura propõe avaliar o uso adjacente de TBA em correções de hérnias ventrais cirúrgicas. Métodos: Usando o banco de dados PubMed, as palavras-chave “ventral hernia” e “botullinum toxin” foram pesquisadas usando o operador “AND”. Os artigos foram selecionados com base em sua relevância e informações atualizadas. Os desfechos de interesse incluíram a mudança na largura do defeito da hérnia ventral e no comprimento do músculo da parede abdominal lateral, dor, recidiva de hérnia e complicações. Resultados: Foram encontrados 20 artigos de 2009 a 2018. Foram excluídos artigos devido à técnica irrelevante, uso de modelos animais e falta de dados sobre resultados. Redução da espessura da parede abdominal aumentando seu comprimento, menos dor perioperatória, redução de hérnia e correção com menos tensão foram observados após o uso da injeção de BTA. Nenhuma complicação ocorreu durante as aplicações. Conclusão: O uso de TBA parece ser uma alternativa promissora no manejo de hérnias ventrais devido à sua capacidade de reduzir a tensão na parede abdominal. No entanto, mais estudos são necessários para determinar a eficácia deste método.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Yuri Justi Jardim, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo. Program in Global Surgery and Social Change, Department of Global Health and Social Medicine, Harvard Medical School, Boston, USA.

  • Diego Ramos Martines, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo. 

  • Leando Ryuchi Iuamoto, Universidade de São Paulo. Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Edição

Seção

Artigos de Revisão/Review Articles

Como Citar

Mesquita, G. H. A. de, Jardim, Y. J., Martines, D. R., Iuamoto, L. R., Nii, F., Waisberg, D. R., & Meyer, A. (2018). Chemical components separation with the use of Botulinum toxin A: a critical review for correction of ventral hernia. Revista De Medicina, 97(6), 569-573. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i6p569-573