Radiologia intervencionista e estudantes de medicina no Brasil

uma pesquisa de conhecimento e interesses em uma universidade pública

Palavras-chave: Radiologia intervencionista/educação, Estudantes de medicina, Faculdades de medicina, Brasil/etnologia

Resumo

Objetivos: Avaliar o conhecimento de estudantes de medicina e o interesse em radiologia intervencionista como especialidade e analisar se existe interesse de que este assunto ou especialidade seja inserido no currículo acadêmico. Material e Métodos: Os participantes foram convidados a responder um questionário com diferentes questões relacionadas à radiologia intervencionista e que abordava questões referentes ao nível de conhecimento da especialidade, formação médica necessária, procedimentos realizados e a necessidade de inserção desta especialidade na grade curricular da formação acadêmica médica. Resultados: Cento e oitenta e sete acadêmicos responderam a pesquisa (57 (30,48%) do 1º ou 2º períodos, 110 (58,82%) 3º ou 4º e 20 (10,7%) 5º ou 6º anos). A maioria dos estudantes afirmou conhecer termos relacionados à radiologia intervencionista. Em relação a área de atuação da radiologia intervencionista, 109 (58,29%) sinalizaram o diagnóstico e tratamento. Oitenta e três participantes (44,39%) afirmaram que os procedimentos utilizam todos os métodos de imagem e 70 (37,43%) não souberam responder quais métodos a radiologia intervencionista utiliza. Menos de 50% dos participantes reconhece os procedimentos que podem ser realizados pela especialidade. A grande maioria (95,19%) dos estudantes concordaram que a inserção de mais informações sobre a área durante a graduação seria de grande valia na formação acadêmica. Conclusão: Acadêmicos de medicina têm pouco conhecimento sobre a radiologia intervencionista, no entanto são extremamente positivos em seu desejo de ter esse assunto inserido na grade curricular da faculdade de medicina.

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Biografia do Autor

Gabriel Franchi de Santi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED-UFMS), Campo Grande, MS

Acadêmico de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED-UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Leonardo Rosolen Iunes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED-UFMS), Campo Grande, MS

Acadêmico de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FAMED-UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Tiago Kojun Tibana, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Médico(a) residente do Departamento de Radiodiagnóstico do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), Campo Grande, MS

Renata Motta Grubert, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), Campo Grande, MS

Médico(a) residente do Departamento de Radiodiagnóstico do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), Campo Grande, MS, Brasil.

Camila Klaesener, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), Campo Grande, MS

Médica da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP), Campo Grande, MS, Brasil.

Vinicius Adami Vayego Fornazari, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Departamento de Diagnóstico por Imagem, Hospital São Paulo

Doutor, Médico Radiologista Intervencionista do Departamento de Diagnóstico por Imagem do Hospital São Paulo (UNIFESP), São Paulo, SP, Brasil.

Thiago Franchi Nunes, Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), Campo Grande, MS

Doutor, Médico Radiologista Intervencionista do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), Campo Grande, MS

Publicado
2018-12-30
Como Citar
Santi, G., Iunes, L., Tibana, T., Grubert, R., Klaesener, C., Fornazari, V., & Nunes, T. (2018). Radiologia intervencionista e estudantes de medicina no Brasil. Revista De Medicina, 97(6), 515-522. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v97i6p515-522
Seção
Artigos/Articles