Análise documental relacionado ao ensino da promoção da saúde na graduação

possibilidades e desafios

Palavras-chave: Promoção da saúde, Educação interprofissional, Universidades

Resumo

Ensinar promoção da saúde (PS) para os futuros profissionais da saúde é essencial frente a integralidade do processo saúde-doença-cuidado de indivíduos e coletividades. Defende-se que as Universidades além de contribuir para o ensino possam promover a saúde de seus estudantes. Objetivo: explorar a inserção da PS nos currículos de diferentes cursos da saúde da Universidade de São Paulo e refletir sobre o ensino como possibilidade para os estudantes promoverem a própria saúde. Método: Estudo qualitativo exploratório preliminar estruturado a partir da análise documental do projeto político pedagógico (PPP) e ementa de disciplinas de oito cursos da USP-SP. Resultados: o conteúdo sobre PS aparece de forma heterogênea nos 8 PPP. A identificação de disciplinas nucleares que abordam o tema, na perspectiva do Sistema Único de Saúde e/ou da Atenção Primária, entre o 2º e o 4º semestres aponta para a possibilidade (e desafio) da educação interprofissional. Conclusão: O ensino de PS abre possibilidades de articulação entre os cursos e convida para extrapolação do ensino para o cuidado pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

Professora Doutora (MS-3) do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina FMUSP da Universidade de São Paulo. 

Kleber Jessivaldo Gomes das Chagas, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

Acadêmico do curso de medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Gabriela Lisboa, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

Acadêmico do curso de fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Gabriella Seixas Sampaio Saraiva, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

Acadêmica do curso de medicina da Faculdade de Medicina FMUSP da Universidade de São Paulo.

Johny Everson Gonçalves, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

Acadêmico do curso de medicina da Faculdade de Medicina FMUSP da Universidade de São Paulo.

Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG)

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu de Enfermagem da Universidade Universus Veritas Guarulhos (UNIVERITAS-UNG)

Publicado
2019-04-29
Como Citar
Germani, A. C., Chagas, K., Lisboa, G., Saraiva, G., Gonçalves, J., & Pina-Oliveira, A. (2019). Análise documental relacionado ao ensino da promoção da saúde na graduação. Revista De Medicina, 98(2), 132-139. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p132-139