O ensino da promoção da saúde e a educação interprofissional como ferramenta de aprendizagem em cursos de graduação

uma análise documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1p96-101

Palavras-chave:

Promoção da saúde, Educação interprofissional, Profissionais da saúde, Educação

Resumo

Frente à integralidade do processo saúde-doença-cuidado e a importância da promoção da saúde nesse contexto, a formação dos futuros profissionais da saúde deve ter o desenvolvimento de habilidades que permitam um cuidado integral centrado no paciente. Para isto, existem algumas iniciativas utilizadas por diversos países para fornecer uma melhor formação para seus profissionais no intuito de capacitá-los para oferecer um cuidado mais integral pautado na prática colaborativa. Objetivo: analisar a presença das competências e domínios presentes no CompHP em alguns cursos da saúde da USP e comparar a utilização da Educação Interprofissional como ferramenta de aprimoramento da formação dos estudantes desse curso com o Guia da HPAC. Método: Estudo qualitativo exploratório preliminar estruturado a partir da análise documental do projeto político pedagógico (PPP) e ementa de disciplinas de oito cursos da USP-SP e comparação com Guidelines do CompHP e do HPAC.

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Biografia do Autor

  • Kleber Jessivaldo Gomes das Chagas, Faculdade de Medicina FMUSP da Universidade de São Paulo

    1º Classified Panels Awards – Medical Education – Scientific Awards of the XXXVIII COMU 2019 – Congresso Médico Universitário da FMUSP, São Paulo, SP, 4-6 Oct 2019.
    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo. 

  • Johny Everson Gonçalves, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    1º Classified Panels Awards – Medical Education – Scientific Awards of the XXXVIII COMU 2019 – Congresso Médico Universitário da FMUSP, São Paulo, SP, 4-6 Oct 2019.
    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo.

  • Gabriella Seixas Sampaio Saraiva, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    1º Classified Panels Awards – Medical Education – Scientific Awards of the XXXVIII COMU 2019 – Congresso Médico Universitário da FMUSP, São Paulo, SP, 4-6 Oct 2019.
    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo.

  • Gabriela Lisboa, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    1º Classified Panels Awards – Medical Education – Scientific Awards of the XXXVIII COMU 2019 – Congresso Médico Universitário da FMUSP, São Paulo, SP, 4-6 Oct 2019.
    Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo.

  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

    Departamento de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2020-02-03

Edição

Seção

COMU - Panels Awards - Medical Education

Como Citar

Chagas, K. J. G. das, Gonçalves, J. E., Saraiva, G. S. S., Lisboa, G., & Germani, A. C. C. G. (2020). O ensino da promoção da saúde e a educação interprofissional como ferramenta de aprendizagem em cursos de graduação: uma análise documental. Revista De Medicina, 99(1), 96-101. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1p96-101