Aprendizagem baseada em equipe em neurofisiologia

desempenho e percepção de estudantes de medicina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i3p236-241

Palavras-chave:

Neurofisiologia, Ensino, Sistema nervoso central, Estudantes de medicina

Resumo

Introdução: Muitos estudantes de medicina têm medo das neurociências e isso é descrito na literatura médica como neurofobia. A neurofobia parece estar relacionada principalmente ao pouco conhecimento de conceitos básicos na área. A aprendizagem ativa é uma metodologia de ensino na qual os estudantes estão envolvidos na construção do conhecimento, em oposição à aprendizagem passiva (AP). A aprendizagem baseada em equipe (ABE) é uma metodologia que facilita o processo de aprendizagem. Objetivo: Nosso objetivo foi investigar se a ABE melhoraria o desempenho acadêmico em tópicos de neurofisiologia por estudantes brasileiros de medicina e avaliar a percepção desses sobre essa metodologia de ensino. Métodos: O estudo envolveu estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará no Brasil. Foram conduzidas atividades de monitoria sobre “Organização do Sistema Nervoso Central” (OSNC) e “Sistema nervoso autônomo” (SNA). Os estudantes tiveram atividades de monitoria sobre um tópico no formato ABE e outro no formato AP. Um questionário foi aplicado para comparar desempenho e avaliar a percepção sobre as metodologias de ensino. Resultados: Os estudantes que tiveram atividade de monitoria sobre OSNC usando ABE tiveram uma pontuação significativamente maior (7,5 ± 0,1, vs. AP: 6,2 ± 0,2) em comparação com AP. Para SNA, ABE também promoveu maior pontuação (6,5 ± 0,3, vs. AP: 5,3 ± 0,3). Número significativamente maior de estudantes classificou ABE como excelente ou muito bom e considerou que ABE promove maior interação, melhora o desempenho e incentiva comunicação e discussão. Conclusão: Esses resultados sugerem que ABE é uma metodologia de ensino eficiente para auxiliar os estudantes de medicina a construir um conhecimento básico sólido sobre neurociências e possivelmente superar a neurofobia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Anderson Alexsander Rodrigues Teixeira, Universidade Federal do Ceará

    Estudante de medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil.  Email: andersonalexrteixeira@gmail.com

  • Caio Viana Botelho, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina

    Estudante de medicina, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

  • Camila Roncari Ferreira, Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Medicina

    Professora do Departamento de Fisiologia e Farmacologia, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil. 

Referências

Jozefowicz RF. Neurophobia: the fear of neurology among medical students. Arch Neurol. 1994;51(4):328-9. doi: 10.1001/archneur.1994.00540160018003.

Sewell TE, Farley FH, Sewell FB. Anxiety, cognitive style, and mathematics achievement. J Gen Psychol. 1983;109(1st Half):59-66. doi: 10.1080/00221309.1983.9711509.

Vitasari P, Wahab MNA, Othman A, Herawan T, Sinnadurai SK. The relationship between study anxiety and academic performance among engineering students. Procedia - Soc Behav Sci. 2010;8:490-7. doi: 10.1016/j.sbspro.2010.12.067.

Mulcahy DG. Team-based learning: a transformative use of small groups. Westport, CT: Praeger; 2002.

Cheng CY, Liou SR, Hsu TH, Pan MY, Liu HC, Chang CH. Preparing nursing students to be competent for future professional practice: applying the team-based learning-teaching strategy. J Professional Nursing. 2014;30(4):347-56. doi: 10.1016/j.profnurs.2013.11.005.

Currey J, Eustace P, Oldland E, Glanville D, Story I. Developing professional attributes in critical care nurses using Team-Based Learning. Nurse Educ Pract. 2015;15(3):232-8. doi: 10.1016/j.nepr.2015.01.011.

Lerchenfeldt S, Ferrari T, Nyland R, Patino G. Autonomic nervous system team-based learning module. MedEdPORTAL 2016;12:10507. doi: 10.15766/mep_2374-8265.10507.

Cheng CY, Liou SR, Tsai HM, Chang CH. The effects of team-based learning on learning behaviors in the maternal-child nursing course. Nurse Educ Today. 2014;34(1):25-30. doi: 10.1016/j.nedt.2013.03.013.

Branson S, Boss L, Fowler DL. Team-based learning: application in undergraduate baccalaureate nursing education. J Nursing Educ Pract. 2016;6(4):59-64. doi: 10.5430/jnep.v6n4p59.

Flanagan E, Walsh C, Tubridy N. ‘Neurophobia’--attitudes of medical students and doctors in Ireland to neurological teaching. Eur J Neurol. 2007;14(10):1109-12. doi: 10.1111/j.1468-1331.2007.01911.x.

Menken M. Demystifying neurology. BMJ. 2002;324(7352):1469-70. doi: 10.1136/bmj.324.7352.1469.

Giroud M. Neurology postgraduate training: what is to be done? J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2004;75(11):1516. doi: 10.1136/jnnp.2004.048462.

Schon F, Hart P, Fernandez C. Is clinical neurology really so difficult? J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2002;72(5):557-9. doi: 10.1136/jnnp.72.5.557.

Parmelee D, Michaelsen LK, Cook S, Hudes PD. Team-based learning: a practical guide: AMEE guide no. 65. Med Teach. 2012;34(5):e275-87. doi: 10.3109/0142159X.2012.651179.

Haidet P, Fecile ML. Team-based learning: a promising strategy to foster active learning in cancer education. J Cancer Educ. 2006;21(3):125-8. doi: 10.1207/s15430154jce2103_6.

Tan NC, Kandiah N, Chan YH, Umapathi T, Lee SH, Tan K. A controlled study of team-based learning for undergraduate clinical neurology education. BMC Med Educ. 2011;11:91. doi: 10.1186/1472-6920-11-91.

Publicado

2020-06-12

Edição

Seção

Artigos/Articles

Como Citar

Teixeira, A. A. R., Botelho, C. V., & Ferreira, C. R. (2020). Aprendizagem baseada em equipe em neurofisiologia: desempenho e percepção de estudantes de medicina. Revista De Medicina, 99(3), 236-241. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i3p236-241