Fatores determinantes no expressivo aumento de transplantes de fígado em um único centro

Autores

  • Wellington Andraus Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
  • Alberto Queiroz Farias Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Gastroenterologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v88i3p143-149

Palavras-chave:

Transplante de fígado, Doadores vivos, Doadores de tecidos, Hospitais de ensino

Resumo

INTRODUÇÃO: O Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo é o maior hospital do Brasil. Seu programa de transplante foi o pioneiro neste país e realizou seu primeiro transplante de fígado em 1968. A lista de espera para transplante de fígado tem cerca de 700 pacientes, e ultrapassou mil há alguns anos. Apesar deste fato, nosso numero de transplantes de fígado não era muito elevado (cerca de 50/ano) e tínhamos, como esperado, alta mortalidade na lista de espera. Este ano aumentamos significativamente o numero de transplantes de fígado, atingindo 3 vezes a média dos últimos anos. OBJETIVO: Nosso objetivo é explicitar os fatores determinantes neste aumento expressivo do numero de transplantes de fígado em um único centro no Brasil. MÉTODOS: Analisamos o numero de transplantes de fígado no mesmo período do ano (de janeiro a setembro) em 2008 e 2009 no Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foram avaliadas as razões deste aumento de transplantes de fígado em 2009 neste centro. RESULTADOS: Comparando o período de janeiro a setembro de 2008 com o mesmo período de 2009, o número de transplantes de fígado aumentou em 200% (35 para 105). A imprensa, o sistema de saúde pública, a organização da equipe transplantadora, a internação de pacientes críticos, o preparo pré-operatório, a aceitação de doadores com critérios expandidos, o programa de doadores vivos, e os fígados bipartidos foram determinantes neste aumento de transplantes de fígado nesta instituição. A sobrevida atuarial melhorou com o aumento do número de transplantes (75% para 85%). CONCLUSÃO: Ainda é possível aumentar o número de transplantes de fígado em países em desenvolvimento. O mecanismo desta transformação é multifatorial e necessita de esforço do governo, institucional e multidisciplinar. Apesar do uso de fígados marginais e bipartidos, o aumento do número de transplantes está relacionado a melhor resultado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wellington Andraus, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
    Surgeon of Liver Transplantation team from Clinic Hospital of São Paulo University, member of Brazilian College of Gastrointestinal Surgery, member of Brazilian Association of Organ Transplantation (ABTO) and member of International Liver Transplantation Society (ILTS).
  • Alberto Queiroz Farias, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Gastroenterologia
    Gastroenterologist, Clinical Coordinator of Liver Transplantation Program of Gastroenterology Department of University of São Paulo Medical School, fellow of Marselha School of Medicine.

Downloads

Publicado

2009-09-06

Edição

Seção

Artigos Médicos

Como Citar

Andraus, W., & Farias, A. Q. (2009). Fatores determinantes no expressivo aumento de transplantes de fígado em um único centro. Revista De Medicina, 88(3), 143-149. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v88i3p143-149