Proposta de análise fotográfica do perfil facial em cirurgia ortognática

  • José Victor Maniglia Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Fernando Drimel Molina Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
  • Caroline Gabriele Marques Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Palavras-chave: Face, Estética, Ortodontia, Fotogrametria

Resumo

Introdução: A análise facial, na ortodontia e na cirurgia ortognática, tem sido utilizada como um recurso diagnóstico que auxilia o profissional a direcionar o tratamento, de forma a atender uma das principais motivações do paciente - a estética facial. Objetivo: proposição de demarcação de pontos de referência na face do paciente para avaliação da fotografia do perfil facial de maneira a auxiliar o profissional na avaliação da face em ortodontia e cirurgia ortognática. Métodos: foram avaliados 25 pacientes (18 do gênero feminino e 7 do gênero feminino), com idades entre 19 e 28 anos, excluídos aqueles em tratamento ortodôntico. Usou-se uma câmera fotográfica digital DSC-S750, fixada em tripé a 1m do paciente. A face do paciente foi marcada com caneta dermatográfica preta nos pontos infraorbital e tragus. Após a exposição fotográfica, a imagem foi inserida no Power Point (Microsoft), uma linha uniu os pontos infraorbital e tragus e, perpendicular a esse plano, passando pelo ponto glabela uma outra linha foi desenhada para análise do posicionamento da maxila e mandíbula com relação ao plano facial. Resultados: O método proposto auxiliou significativamente no diagnóstico, estudo do prognóstico, ensino dos parâmetros para análise facial em ortodontia e cirurgia ortognática e material auxiliar nas orientações a acompanhantes e pacientes. Conclusão: O método proposto pode auxiliar no ensino, diagnóstico e no estudo do prognóstico do paciente, bem como pode ser utilizado como material auxiliar nas orientações a acompanhantes e pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Victor Maniglia, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Professor Livre-Docente da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. Médico Otorrinolaringologista do Departamento de Otorinolaringologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP.
Fernando Drimel Molina, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. Médico Otorrinolaringologista do Departamento Otorinolaringologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP.
Caroline Gabriele Marques, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Doutora em Ciências da Saúde Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP. Ortodontista do Departamento de Otorinolaringologia da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP
Publicado
2009-12-06
Como Citar
Maniglia, J. V., Molina, F., & Marques, C. G. (2009). Proposta de análise fotográfica do perfil facial em cirurgia ortognática. Revista De Medicina, 88(3-4), 168-174. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v88i3/4p168-174
Seção
Aprendendo