Cisticercose do sistema nervoso central

Autores

  • Horacio Martins Canelas Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v47i2p75-89

Resumo

A incidência da neurocisticercose (NC) reflete o grau de desenvolvimento
das nações ; em São Paulo, a freqüência de NC atinge a cifra média de 0,5%. O autor frisa a semelhança dos quadros neurológicos determinados pela cisticercose racemosa basilar e pela cenurose. São analisados, a seguir, os modos de infestação do sistema nervoso pelos cisticercos e as reações que nele desencadeiam. As formas clínicas são classificadas pelo autor em: hipertensivas, convulsivas, e formas com predomínio das manifestações neurológicas focais, que, quando associadas à síndrome hipertensiva, configuram as modalidades pseudotumorais.
É salientada a importância das alterações do líquido cefalorraqueano (presença de células eosinófilas e positividade da reação de fixação de complemento), que permitiram o diagnóstico de NC em 86,5% dos 296 casos da Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da USP. O craniograma revelou calcificações micronodulares em 19,9% dos casos. É analisado o valor dos exames neurorradiológicos para o esclarecimento da patogenia das formas hipertensivas.
É rara a regressão espontânea de NC ; nas formas subagudas ou crônicas, o tratamento medicamentoso (sulfas e corticóides) pode proporcionar resultados satisfatórios; nas formas hipertensivas é necessário, por vezes, apelar para a neurocirurgia. O prognóstico da NC ainda é muito reservado. A mortalidade geral atingiu a cifra de 24,7%. O problema da N C clama por uma solução profiláctica: a infestação dos rebanhos suínos deve constituir o primeiro alvo de combate; quanto ao homem, devem-se instituir campanhas de Saúde Pública visando à prevenção da teníase.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Horacio Martins Canelas, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Professor-Assistente de Clínica Neurológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Downloads

Publicado

1963-06-30

Edição

Seção

Não definida

Como Citar

Canelas, H. M. (1963). Cisticercose do sistema nervoso central. Revista De Medicina, 47(2), 75-89. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v47i2p75-89