Ciências humanas e medicina: as contribuições da história para a formação e a prática do médico

  • André Mota Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Museu Carlos da Silva Lacaz.
  • Lilia Blima Schraiber Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva
Palavras-chave: História da medicina, Ciências humanas/história, Ciências humanas/educação, Educação de graduação em medicina/história, Educação médica.

Resumo

Este artigo trata das possíveis contribuições da História para os profissionais e estudantes da Medicina. Incluindo-se no interior do atual debate acerca da importânciado ensino das Humanidades para a formação do futuro médico, identificam-se as particulares contribuições dessa disciplina científica para aprofundar o conhecimento da Medicina como prática ao mesmo tempo técnico-científica e social. Examinando-se em especial a perspectiva do cuidadocomo produto da prática do médico, no exercício de sua profissão, define-se esta noção de cuidado e justifica-se a tomada dos estudos sobre as práticas de saúde para considerar as contribuições da História. Nesse sentido, mostra-se metodologicamente de que modo a História das Práticas de Saúde diferencia-se dos estudos acerca da História das Ciências e também dos estudos de corte memorialista, ainda que guarde relações com ambos. São examinadas três categorias da análise histórica, a saber, as permanências, as rupturas e a circularidade, mostrando-se como se expressam relativamente à abordagem do adoecimentocomo experiência do paciente em interação com a construção da doença com base na nosografia médica, como experiência do médico. Tal construção interativa, facultada pelos aportes da História, permitem a configuraçãodo encontro clínico e da relação médico-paciente necessários à produção do cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Mota, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Museu Carlos da Silva Lacaz.
Historiador e Coordenador do Museu Carlos da Silva Lacaz da FMUSP, Professor do Programa de Pós-graduação em Medicina Preventiva, Docente da Disciplina MSP 0678 Medicina e Humanidades.
Lilia Blima Schraiber, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva
Médica, Professora Associada da FMUSP, Departamento de Medicina Preventiva, Professora do Programa de Pós graduação em Medicina Preventiva, Docente da Disciplina MSP 0678 Medicina e Humanidades.
Publicado
2012-09-18
Como Citar
Mota, A., & Schraiber, L. (2012). Ciências humanas e medicina: as contribuições da história para a formação e a prática do médico. Revista De Medicina, 91(3), 189-193. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i3p189-193
Seção
Artigos