Estado atual da cirurgia de revascularização do miocárdio

  • Paulo M. Pêgo-Fernandes Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Cardiopneumologia
  • Fabio A. Gaiotto Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Flávio Guimarães-Fernandes Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
Palavras-chave: Revascularização miocárdica, Isquemia miocárdica/cirurgia, Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos.

Resumo

A doença aterosclerótica cardiovascular é a maior causa de morte tanto no Brasil quanto nos países desenvolvidos, sendo, portanto, um assunto de relevância tanto para profissionais da área de saúde quanto para a população geral. Apresentamos, então, as formas de tratamento da doença, principalmente no enfoque cirúrgico, com a revascularização do miocárdio. Para tanto, iniciamos com um pequeno histórico que nos mostra como se chegou à operação como conhecemos hoje. Discutimos as técnicas atualmente empregadas neste tipo de operação e quando ela é feita com ou sem circulação extra-corpórea; quais são os pacientes com indicação para esse tipo de tratamento e o que se espera dos resultados, quais as perspectivas desse procedimento; e como a prática de cirurgias minimamente invasivas e a utilização da robótica auxiliam o cirurgião. Por fim, contextualizamos dois procedimentos novos: a revascularização percutânea, que ainda apresenta resultados incertos a longo prazoe a neoangiogênese, que é um procedimento em fase de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo M. Pêgo-Fernandes, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Cardiopneumologia
Professor Associado de Cirurgia Torácica e Cardiovascular do Departamento de Cardiopneumologia da FMUSP.
Fabio A. Gaiotto, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
Doutor em Cirurgia Torácica pela FMUSP.
Flávio Guimarães-Fernandes, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
Acadêmico do segundo ano de Medicina da FMUSP.
Publicado
2008-06-19
Como Citar
Pêgo-Fernandes, P., Gaiotto, F., & Guimarães-Fernandes, F. (2008). Estado atual da cirurgia de revascularização do miocárdio. Revista De Medicina, 87(2), 92-98. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v87i2p92-98
Seção
Aprendendo