Autopercepção de saúde: um estudo com idosos de baixa renda de São Paulo

Autores

  • Thiago Rodrigo da Silva Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Paulo Rossi Menezes Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i1p28-38

Palavras-chave:

Auto-imagem, Saúde do idoso, Envelhecimento, Doença crônica/epidemiologia, Doença crônica/mortalidade, Fatores socioeconômicos.

Resumo

A autopercepção de saúde vem ganhando um importante espaço nas pesquisas epidemiológicas devido à sua forte e independente associação com mortalidade. Artigos internacionais apontam vários fatores determinantes da autopercepção de saúde, mas poucos estudos têm sido realizados em países em desenvolvimento, como o Brasil. Este trabalho tem como objetivo estudar os fatores socioeconômicos e as doenças que estão associadas à autopercepção de saúde. Foi realizado um estudo de corte transversal com 2.072 idosos acima de 65 anos, residentes em bairros da periferia oeste da cidade de São Paulo onde foram obtidos dados sobre características socioeconômicas, doenças crônicas, dificuldades nas atividades diárias, dor crônica e sintomas psiquiátricos menores, analisados com um modelo de regressão logística politômica. Foi encontrada associação da autopercepção de saúde com renda, angina, derrame, tosse crônica, dificuldades nas atividades diárias, dor e sintomas de transtornos mentais comuns. Concluímos que a autopercepção de saúde é uma variável muito consistente, e estudos realizados em países desenvolvidos encontraram resultados semelhantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thiago Rodrigo da Silva, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Aluno do 4º ano do curso de medicina da Faculdade de Medicina da USP.
  • Paulo Rossi Menezes, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva
    Professor Associado do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP.

Downloads

Publicado

2007-03-26

Edição

Seção

Artigos Médicos

Como Citar

Silva, T. R. da, & Menezes, P. R. (2007). Autopercepção de saúde: um estudo com idosos de baixa renda de São Paulo. Revista De Medicina, 86(1), 28-38. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i1p28-38