Procedimentos dolorosos e medidas de alívio em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Autores

  • Fernando de Souza Nóbrega Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Lígia Sakai Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
  • Vera Lúcia Jornada Krebs Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i4p201-206

Palavras-chave:

Recém-nascido, Dor, Analgesia, Unidades de terapia intensiva neonatal.

Resumo

Objetivo: Descrever os procedimentos dolorosos e as medidas de alívio em recém nascidos internados em UTI neonatal. Métodos: estudo prospectivo, com dados obtidos por consulta ao prontuário, durante a internação de 52 neonatos admitidos em UTI, de maio a agosto de 2005. Foram descritos os procedimentos dolorosos e as medidas de alívio paraca da situação. As variáveis qualitativas foram representadas por suas freqüências relativas e absolutas e as quantitativas por média, mínimo e máximo. Resultados: O tempo médio de internação foi 20 dias. Os diagnósticos mais freqüentes foram síndrome do desconforto respiratório,malformação digestiva, prematuridade e sepse. Foram realizados 1549 procedimentos dolorosos (média por paciente=30) e medidas de alívio foram tomadas em 56,7% destes. Os procedimentos mais freqüentes foram venóclise (41,4%) e coleta de sangue (21,1%). Nestas situações foram usados analgésicos em cerca da metade dos casos. Os medicamentos mais utilizados foram a dipirona e o fentanil. Medidas não medicamentosas não foram utilizadas.Conclusões: Os procedimentos dolorosos foram freqüentes durante a internação, sendo cada neonato submetido, em média, a 30 procedimentos. Medidas de alívio para dor foram utilizadas em 56,7% dos procedimentos, enquanto 43,3% dos mesmos foram realizados sem analgesia.Os medicamentos, principalmente dipirona e fentanil, foram a única forma de tratamento da dor. Sugerimos ampliar o uso de medidas analgésicas no tratamento destes neonatos, destacando a importância da prevenção das repercussões tardias da dor experimentada nesta faixa etária.Medidas simples não medicamentosas, como o uso de solução glicosa da por via oral ou leite materno, podem ser utilizadas como estratégia adicional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando de Souza Nóbrega, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmico  do 4° ano do curso de graduação em medicina da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Lígia Sakai, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Acadêmico  do 4° ano do curso de graduação em medicina da  Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Vera Lúcia Jornada Krebs, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina
    Livre-docente do Depto. de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Chefe do Berçario Anexo à Maternidade do Hospital das Clínicas.

Downloads

Publicado

2007-12-20

Edição

Seção

Artigos Médicos

Como Citar

Nóbrega, F. de S., Sakai, L., & Krebs, V. L. J. (2007). Procedimentos dolorosos e medidas de alívio em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista De Medicina, 86(4), 201-206. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i4p201-206